1 julho, 2020
Estratégias Nutricionais para evitar a perda de massa magra
O ganho de massa muscular é um processo importante para melhorar a qualidade de vida em diversos aspectos. Por exemplo, quanto mais massa muscular tivermos, mais fácil fica para emagrecer; esteticamente mais firme e torneado fica o nosso corpo; sem contar no envelhecimento mais saudável.
O principal responsável pelo ganho de massa magra é a prática de exercícios físicos, principalmente do tipo resistido, musculação. Mas, além da atividade física a alimentação também é importante para o processo de ganho e de manutenção da massa muscular.
No período de isolamento social que estamos vivendo, muitos reduziram a intensidade dos treinos, e ganhar massa muscular deixou de ser o foco. Mas, mesmo sem o exercício de força, conseguimos manter o que já foi adquirido através da alimentação.
A melhor estratégia nutricional para manutenção de massa muscular é equilibrar a ingestão de proteínas em todas as refeições ao longo dia. A proteína é um macronutriente com funções estruturais, importante na reparação e crescimento dos tecidos. Sendo assim, deve estar presente em todas as nossas refeições.
A presença desse macronutriente tão importante pode ser através de fontes animais, como a carne vermelha, frango, peixe, ovo, leite e derivados. Ou através de fontes vegetais, como sementes (em especial a de abóbora), castanhas, tofu e leguminosas. Como vocês podem ver, independente da pessoa ingerir proteína de origem animal ou vegetal, o importante é que todas as refeições tenham fontes proteicas.
Dentre as refeições do dia destacamos a importância de fechar o dia com uma refeição proteica, seja ela o jantar ou o lanche da noite, pois a proteína ingerida antes de dormir estimula a síntese de proteína muscular durante a recuperação que ocorre à noite.
Experimente seguir estas dicas!
Fernanda Caldas
Nutricionista
CRN4 15100930
Instagram: @nutrifernandacaldas
Nutrição Corporativa
(21) 99642-1312
www.nutricaocorporativa.com.br
Notícias relacionadas