TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Dicas saudáveis

Está esquecendo das coisas? Saiba que os alimentos ajudam a ter uma boa memória I!

Uma refeição equilibrada tem ligação direta com uma boa memória. Alguns alimentos são essenciais nesse processo, outros são grandes vilões. Nosso organismo necessita de várias substâncias que não tem capacidade de produzir sozinho, por isso devemos buscá-las na alimentação.

A frase “somos o que comemos” está cada vez mais correta de acordo com a nossa nutricionista, Gabriela Marcelino.

Na lista de alimentos que fazem bem para a memória entra o ovo, que para Gabriela é quase completo. “Ele tem bastantes proteínas e vitamina A. Além disso, ela explicou que uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo apontou que uma dieta rica em colina, nutriente que aparece na gema, contribui para o nascimento de novas células nervosas”, afirma.

Essa é uma das substancias importantes para memória e não somos capazes de produzi-la. Na clara do ovo também tem a glutamina, um aminoácido fundamental para compor no DNA. E quem risca a gordura do cardápio deve mudar esse hábito. Ela deve ser acrescentada às refeições na forma de peixe de água fria, óleo vegetal e algumas sementes oleaginosas. Todas essas são ricas fontes de ácidos graxos ômega, que fazem parte da célula nervosa. Segundo a nutricionista, estudos mostram que o consumo regular de alimentos fontes deste componente oferece benefícios como a melhora da concentração e da memorização.

Outro que tem sido abolido do prato de algumas pessoas é o carboidrato. “Pode-se dizer que alimentos fontes de carboidratos são combustíveis para o cérebro, pois quando metabolizados são transformados em glicose e ajudam a mente a funcionar de forma clara”, explica Gabriela. Arroz integral, macarrão, pão e frutas são ricos em carboidrato. De acordo com a nutricionista, minerais como, zinco, magnésio, selênio, cromo, entre outros, reduzem o risco de aparecimento de radicais livres, podem beneficiar o trabalho dos neurotransmissores e ainda protegerem o cérebro do efeito tóxico de substâncias químicas. Alguns alimentos fontes destes minerais são: os cereais e grãos integrais, oleaginosas, como nozes, castanhas, linhaça e ainda ovos, pescados, ostras, mariscos, levedo de cerveja, entre outros.

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Light ou diet? Eis a questão de muita gente que deseja emagrecer

Outra dúvida muito comum entre os que não veem a hora de perder uns quilinhos e ficar com a saúde em dia e de bem com a pró

Leia mais

Cardápio Saudável para a Melhor Idade

A dieta saudável está indicada em todas as idades, mas é um fator ainda mais importante para a terceira idade. Pensando nessa

Leia mais

Que adoçante devo usar?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre que tipo de adoçante devem usar. Também é comum ouvir comentários sobre ev

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00