
Para
envelhecer bem devemos planejar nosso futuro desde já. Aos poucos a ideia de passar dos 60 e se afastar do trabalho e da vida social está sendo abandonada. Um novo padrão de envelhecimento está em curso. Conhecido como “envelhecimento ativo”.
Saudáveis, dispostos a continuar em atividade por mais tempo, trabalhando, com dinheiro no bolso, muitos estão encarando essa nova fase da vida como uma oportunidade de crescimento.
A tendência é que o número de
idosos no Brasil só venha a aumentar ano após ano, se tornando um mercado cada vez mais atrativo. Já estão sendo apresentadas opções de lazer e consumo compatíveis, de alta qualidade e também espaço no mercado de trabalho. Hoje o número de sêniores qualificados é maior do que o de jovens na mesma condição, possibilitando uma absorção dos mais velhos no mercado.

Em uma reportagem da Isto É, um estudo foi realizado pelo Enfoque Pesquisas com uma amostra de brasileiros acima de 55 anos, e foram detectados três grupos nessa faixa etária – os idosos convencionais cujo papel social ainda é cuidar dos netos; os que se recusam a aceitar a idade que têm e continuam se comportando como jovens; e os celebrators, os que aceitam com sabedoria a chegada da nova fase, usando a experiência de vida para se manterem ativos, cuidando do vigor físico e da saúde mental. “Os chamados boomers, aqueles nascidos entre 1946 e 1964, estão inaugurando esse estilo de vida”, explica Zilda Knoploch, presidente da Enfoque.
É importante investir em três coisas fundamentais durante a vida: saúde, vida social e segurança financeira. Dessa forma é possível dialogar com a passagem do tempo harmoniosamente e chegar aos 60 da melhor forma possível.

Somente com saúde poderemos aproveitar tudo que a vida nos oferece independente da idade. Se alimentar bem e praticar exercícios regularmente são atitudes fundamentais. Junto a isso, devemos cultivar amizades e o ambiente familiar, são eles que nos darão forças para seguir em frente em todos os momentos e nos mostrarão que todos têm as mesmas limitações e as mesmas alegrias.