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Dicas saudáveis

Enfim, ele chegou: o verão!

 

A maior preocupação que devemos ter com a chegada do verão é com a correta hidratação do nosso corpo (além de usar o filtro solar...) E o grande agente de hidratação é a água.

A água entra em quase todas as funções fisiológicas do nosso corpo, mesmo quem não aprecia o ato de beber água, nesta época de temperaturas altíssimas, aumenta o consumo deste líquido valioso.

Veja algumas dúvidas e dicas sobre água e saúde:

- A quantidade diária de água recomendada varia entre 1 litro e meio a 2 litros... Existe mesmo uma quantidade ideal para a pessoa beber todos os dias? Qual seria essa quantidade?

A água é um nutriente essencial à vida, contribui e participa de muitas funções no organismo e sua ingestão diária é crucial para a saúde humana.

Estabelecer a necessidade diária exata para consumo de água é difícil, pois essa necessidade depende dos processos metabólicos, do gasto energético do indivíduo e das condições ambientais. Porém um método prático é considerar o consumo de 1ml/kcal de energia gasta para adultos em condições moderadas de gasto energético e temperaturas ambientais não muito elevadas. Por exemplo, para uma alimentação com total de 2.000kcal/dia, o que é recomendado para adultos com peso normal, seriam necessários dois litros de água.

- Mesmo sem sede, é preciso beber uma quantidade mínima de água por dia? Quanto?

A água é um elemento vital, fonte de minerais importantes e que participa de várias reações no organismo. Podemos ficar semanas sem comer, porém sem água morreremos em poucos dias. A água é um solvente único que contém os nutrientes essenciais para a vida. A ingestão de água deve ser prioridade para todo indivíduo, ela faz o intestino funcionar da forma correta, melhora a textura da pele, reduz crises de enxaqueca, entre outros benefícios. Beber água é evitar vários problemas na saúde. Na verdade muitas das vezes não bebemos água, pois não percebemos que estamos com sede, ou ainda nossa sede esta discreta e como estamos envolvidos com varias tarefas não nos damos conta e só vamos beber água quando nosso centro da sede está dando sinais. Sede todos nós sentimos, mas não é recomendado beber água somente quando ela está gritante, hidratar-se aos poucos com pequenos goles de água durante o dia é o mais recomendado, a quantidade dependerá do gasto energético do indivíduo, estima-se que de 1 a 2 litros por dia, mas a quantidade exata deve ser calculada individualmente.

Bom verão e não esqueça de se hidratar!

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