É possível emagrecer sem cortar o carboidrato?

Quando o assunto é emagrecimento, muitos alimentos são taxados como grandes vilões e o carboidrato está no ranking das listas dos alimentos que muitos acham que devem ser excluídos da rotina.

Mas será que é seguro excluir o carboidrato da dieta?

Dietas da moda, muitas vezes extremamente restritivas, são utilizadas com o objetivo de ter uma perda de peso rápida, o que realmente pode acontecer, mas será que essa estratégia é sustentável a longo prazo?

O carboidrato tem um papel muito importante no metabolismo, pois é um nutriente essencial para o cérebro. Assim, a restrição deste nutriente a longo prazo poderá causar diversas complicações.

O papel primordial dos carboidratos na alimentação é o fornecimento de energia e, como o cérebro consome um quinto de toda a energia de que o corpo precisa, são muito importantes para o funcionamento da mente. Durante a digestão, eles são convertidos em glicose, que é armazenada sob a forma de glicogênio.

Assim como a alimentação é essencial para o bom funcionamento do organismo, fazer uma escolha assertiva na hora de compor o prato também favorece a saúde cerebral. Aliás, o cérebro e o corpo estão completamente interligados e exigem a mesma manutenção para se manter saudáveis.

Uma dieta restrita em carboidratos pode causar problemas como:

  • Aumento da ansiedade;
  • Irritabilidade;
  • Dor de cabeça;
  • Dificuldade de concentração;
  • Mau hálito;
  • Fraqueza e baixa disposição;
  • Constipação intestinal;
  • Aumento dos marcadores inflamatórios (especialmente quando a dieta também é restrita em gorduras boas).

Apesar de essencial à saúde cerebral, os níveis muito altos ou muito baixos de carboidratos impedem o funcionamento normal do organismo. Equilíbrio é a palavra-chave.

Quando fazemos uma dieta extremamente restrita em carboidratos, a proteína e a gordura são usadas como fontes de energia e isso acaba comprometendo a função primordial da proteína, que é a função de reparação dos tecidos e melhora da imunidade.

Quem tem o objetivo de emagrecer deve saber que os carboidratos são essenciais para uma queima eficiente de gordura.

Os carboidratos são a base de uma alimentação saudável no processo de emagrecimento e, ao contrário do que muita gente pensa, são essenciais para garantir saúde e energia ao corpo humano.

O ideal é consumir carboidratos de forma equilibrada em todas as refeições, priorizando os carboidratos complexos.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês), órgão que tem como principal objetivo promover a segurança alimentar, de 55% a 75% das calorias diárias devem ser consumidas na forma de carboidratos, divididas em café da manhã, almoço, jantar e lanches intermediários.

Em uma estratégia para emagrecimento o nutricionista poderá ajustar essas quantidades, considerando o estado nutricional, idade, fator de atividade física o gasto energético efetivo de cada um.

A dieta com carboidrato possibilita uma perda de peso gradual e é uma estratégia sustentável a longo prazo, saudável e sem as consequências de uma dieta com restrição deste nutriente.

 

Suely Iglesias

NUTRICIONISTA – UFRJ
PÓS GRADUADA EM GESTÃO EM NEGÓCIOS DE ALIMENTAÇÃO
PÓS GRADUADA EM FITOTERAPIA
PÓS GRADUADA EM MTC/- ACUPUNTURA

Especialização em:

  • Nutrição clínica
  • Nutrição e saúde da mulher
  • Nutrição e fertilidade / Membro da SBRH
  • Nutrição clínica funcional
  • Terapia nutricional
  • Dietética chinesa

@suely.iglesias

Contatonutrisuelyiglesias.com.br

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