É possível emagrecer de forma eficiente com saúde?

A perda de peso é uma preocupação comum entre muitas pessoas atualmente, mas nem sempre o desejo está atrelado apenas à estética. Também há uma relação direta com uma melhora na autoestima e na qualidade de vida.

Entretanto, na maioria das vezes, as pessoas desejam ver esses resultados de forma ágil. Mas, será que é possível emagrecer rápido de forma eficiente e com saúde? Afinal, o bem-estar físico depende de uma série de fatores.

Para descobrir a resposta, continue a leitura e descubra algumas dicas que vão te auxiliar em um emagrecimento saudável.

Emagrecimento eficiente com saúde

Se você deseja emagrecer de forma rápida, deve ter em mente que a sua única preocupação não pode ser apenas o número que aparece na balança. É essencial garantir que todo o seu organismo permaneça saudável durante o processo de emagrecimento. Para cada indivíduo existe um período ideal para a eliminação de peso.

Além de ser o mais adequado para evitar doenças, esse cuidado também é fundamental para evitar recuperar o peso eliminado se você acabar “exagerando” em uma dieta restritiva demais e sem uma real mudança no seu estilo de vida.

Esse fenômeno tem um nome amplamente conhecido por quem vive “brigando” com a balança: é o efeito sanfona! E, com o tempo, ele tende a ser cada vez mais intenso, então um planejamento adequado para mudar a sua alimentação e outros aspectos na rotina é primordial para conseguir emagrecer rápido com saúde e não engordar novamente.

Para te ajudar nesta missão, trouxemos algumas dicas importantes. Continue a leitura!

Como emagrecer de forma eficiente e saudável?

1. Mastigue bem os alimentos e coma devagar

Nossa primeira dica tem relação direta com a forma como encaramos um prato de comida. Muitas pessoas têm o péssimo hábito de mastigar muito rápido e praticamente “engolir” a comida, esvaziando o prato em poucos minutos.

Você até pode não perceber, mas isso faz com que você não dê o tempo necessário para o seu próprio cérebro “registrar” a saciedade e o resultado é comer mais do que deve. Então, relaxe e mastique de forma lenta.

No início, pode ser necessário até um treino, como contar quantas vezes você mastiga cada garfada. Quando você perceber que o alimento está realmente pronto para ser engolido, você engole e recomeça essa contagem, mastigando a nova garfada calmamente.

Após algumas refeições, você irá perceber que a sensação de saciedade irá aparecer. Por isso é importante que a porção seja ajustada na hora de montar o prato priorizando vegetais e proteínas, além dos cereais integrais, como arroz integral, macarrão integral e um tubérculo de sua preferência.

2. Prefira alimentos que ajudam na queima de gordura

Outro aliado importante para quem deseja emagrecer rápido é o consumo de alimentos termogênicos, que potencializam a queima de gordura. Eles fazem com que a temperatura do organismo fique mais alta e aceleram o metabolismo, um processo importante e auxiliar para a perda de peso.

Alguns exemplos de alimentos termogênicos são:

  • Chá verde e preto;
  • Café;
  • Linhaça;
  • Gengibre;
  • Sardinha;
  • Mostarda;
  • Pimenta vermelha;
  • Couve;
  • Brócolis;
  • Acelga;
  • Aspargo;
  • Canela;
  • Guaraná em pó;
  • Pimentão;
  • Entre outros.

Além desses exemplos, também existem alimentos que contribuem com a queima de gordura atuando na melhora do funcionamento do intestino e na redução da absorção de carboidratos – como é o caso da aveia.

A banana e frutas cítricas também têm um papel importante para diminuir a absorção de gordura no organismo, assim como o azeite extra virgem, que reduz o risco de inflamação das células. O ovo e o abacate são outros exemplos de alimentos que aumentam a saciedade.

3. Evite as dietas restritivas e coma apenas o necessário

Nosso terceiro tópico é fundamental. Isso porque é comum que as pessoas se animem no início de uma dieta e comecem a cortar grupos alimentares de forma completa. A perda de peso até acontece, mas uma única “escapada” pode desencadear até uma crise de compulsão alimentar.

Por isso, as dietas restritivas demais não são uma boa ideia. Além disso, nosso corpo precisa de todos os nutrientes para se manter saudável. Quando se corta um grupo alimentar, acontece um desequilíbrio que pode render uma dor de cabeça futura.

4. Beba mais água

Quem deseja emagrecer rápido e com saúde não pode deixar um elemento fundamental de lado: a água! O consumo regular ajuda bastante nesse processo, já que contribui para diminuir a fome e reduz a retenção de líquidos.

Mas, tenha atenção com alguns pontos:

  • Evite consumir água (ou qualquer outro líquido) durante as refeições;
  • Prefira beber o líquido até 30 minutos antes de se alimentar e 2 horas depois, para evitar a distensão do estômago;
  • Dê preferência à água gelada, que ajuda a acelerar o metabolismo;
  • Beba, ao menos, 2 litros de água por dia;
  • Se houver resistência, substitua alguns copos por chás e sucos naturais sem açúcar.

5. Faça atividades físicas regularmente

Sabemos que a alimentação tem um papel importante no processo de emagrecimento rápido, mas a prática de exercícios físicos é fundamental para acelerar ainda mais esse processo. Além disso, o hábito está diretamente ligado a um aspecto que comentamos logo no início do artigo, que é a mudança no estilo de vida para evitar um novo ganho de peso.

E, claro, os exercícios também são excelentes para promover o bem-estar geral do organismo, aumentando a qualidade de vida e intensificando a queima de gordura. Se não for possível investir em treinos com personal trainer ou em uma academia, inclua alguns hábitos na sua rotina, como:

  • Trocar o elevador pela escada;
  • Andar de bicicleta;
  • Fazer caminhadas diárias;
  • Aumentar o número de passeios com o seu bichinho de estimação;
  • Fazer exercícios em casa por meio de vídeos no YouTube.

6. Durma melhor

Outro fator que influencia na perda de peso e que muitas pessoas nem imaginam é o sono. Isso porque é neste período que o corpo regula os hormônios relacionados à sensação de fome, que são a leptina e a grelina.

Ou seja, ter boas noites de sono é fundamental para quem deseja emagrecer rápido. Além disso, o descanso diminui o cortisol – o hormônio do estresse – que, normalmente, aumenta o apetite e dificulta a queima de gordura.

7. Dê atenção ao funcionamento do seu intestino

O funcionamento correto do intestino também é fundamental para emagrecer rápido. Afinal, o trânsito intestinal saudável contribui para uma menor retenção de líquidos e uma absorção adequada de nutrientes. Com isso, seu corpo tem maior facilidade para queimar calorias.

Então, se você notar um desequilíbrio nesse sentido – como prisão de ventre ou diarreia – procure um profissional com urgência para a realização de exames e verifique o que pode estar prejudicando o seu intestino.

8. Evite alguns alimentos específicos

Já falamos que as dietas restritivas não são ideais para uma perda de peso eficaz a longo prazo, mas não dá para emagrecer rápido e continuar comendo “de tudo”. Por isso, evite:

  • Cereais refinados, presente em bolos, pães, biscoitos, arroz, macarrão, farinha de trigo;
  • Açúcar refinado, também em forma de sorvete, chocolate, sucos de caixinha, sobremesas;
  • Carnes processadas, como salsicha, linguiça, mortadela, salame, bacon;
  • Batata inglesa, macaxeira, cará e outros tubérculos;
  • Queijos amarelos, margarina, creme de leite;
  • Alimentos ricos em sódio, como temperos prontos, molho shoyu, molho inglês, macarrão instantâneo;
  • Refrigerantes e bebidas alcoólicas;
  • Pizza, salgadinhos de pacote e frituras em geral.

9. Consulte um nutricionista

O acompanhamento com um profissional qualificado é importante quando buscamos um emagrecimento rápido e eficiente. Além de auxiliar na reeducação alimentar e a mudança necessária no estilo de vida, um nutricionista pode ajudar no tratamento de transtornos alimentares.

O profissional também vai saber orientar quais são os alimentos indicados para o seu organismo, de acordo com a sua idade, porte físico, histórico médico, entre outras questões.

10. Mantenha uma disciplina alimentar

Uma característica comum de quem emagrece e engorda novamente é a falta de constância na rotina alimentar. Por isso, é preciso ter disciplina, para comer nos horários corretos e investir em uma alimentação balanceada, todos os dias.

Isso inclui fazer as três refeições diárias mais importantes, que são o café da manhã, almoço e jantar, em horários adequados. Os lanches intermediários devem ser leves e saudáveis, como uma fruta ou um iogurte. Também é importante evitar ao máximo o hábito de “beliscar” entre esses intervalos de refeições.

Uma forma interessante de ajudar a manter essa disciplina e evitar os beliscos – especialmente enquanto se cozinha – é apostar nas refeições congeladas. Atualmente existem diversas empresas especializadas nesse ramo, inclusive com pacotes pensados para quem deseja emagrecer rápido e cardápios montados por nutricionistas.

Uma delas é a Congelados da Sônia que tem kits próprios para emagrecimento, inclusive personalizados para homens e mulheres – de acordo com as necessidades calóricas de cada um.

Além do cuidado em preparar pratos deliciosos e temperados com temperos e ervas frescas, a empresa também tem um criterioso processo com a segurança dos alimentos e congelamento rápido, para preservar o sabor caseiro e os nutrientes.

Confira algumas opções de refeições para emagrecimento rápido da Congelados da Sônia:

1. Sopa de Batata com Agrião

Preparada com cubinhos de frango, creme de batatas e um fio de azeite.

2. Souflê de Queijo e Presunto

Souflê preparado delicadamente com queijos provolone e muçarela, requeijão, presunto suíno, tomate e abobrinha.

3. Salada de Frango

Salada preparada com legumes e toque de maça. Perfeita para ser consumida fria ou quente.

4. Espaguete de Pupunha ao Funghi

De textura surpreendente, o espaguete de pupunha é coberto por molho cremoso de castanha de caju com funghi secchi e azeite. Salpicado com cebolinha.

5. Sopa de Milho com Frango e Couve

A Sopa de Milho com Frango e Couve é super nutritiva, com peito de frango desfiado, grãos de milho, couve e temperos.

6. Frango a Carpegiani

Peito de frango escondido sob mussarela, presunto de ave e tomate ao leito de purê de inhame. Salpicado de parmesão e orégano.

7. St Peter Napolitano

O St Peter Napolitano é preparado com filés de tilápia cobertos por abobrinhas, molho de tomate e muçarela sem lactose.

8. Frango com Berinjela à Parmegiana Low Carb

Peito de frango grelhado coberto por berinjelas assadas, molho de tomate caseiro, mussarela sem lactose e parmesão.

9. Iscas de Frango e Purê de Couve-Flor

Peito num molho com shitake e cebola. Acompanha purê de couve-flor salpicado de mussarela s/ lactose.

10. Canelone de Acelga Proteico

Acelga recheada com creme de abóbora, ovo mexido, enriquecido com suculentos pedaços de alcachofra, coberta por molho de tomate caseiro, salpicado com castanha de caju.

Para conferir mais opções deliciosas de refeições para emagrecer da Congelados da Sônia, clique aqui.

Deixe uma resposta