Dormir bem é bom para tudo – até para evitar o sobrepeso

Se você trabalhou muito ao longo da semana e chega à sexta-feira com um déficit nas horas de sono, aproveite o fim de semana para descansar um pouco e para começar a repor as horas de sono não (ou mal) dormidas. Entretanto, é bom saber que a regularização do sono deve acontecer aos poucos, ao longo dos dias: não adianta dormir pouco a semana inteira e depois passar o sábado inteiro dormindo…

Em média, precisamos de oito horas de sono tranquilo por noite, mas isso varia de pessoa para pessoa. Há quem jure ficar ótimo dormindo apenas cinco ou seis horas por noite, ao passo que outras pessoas confessam que vão passar o dia bocejando e produzindo mal se dormirem ao menos nove horas (!)… É necessário, portanto, conhecer as reais necessidades do seu organismo e criar todas as condições para que você durma de maneira tranquila e confortável.

Um sono tranquilo e profundo durante toda a noite pode trazer vários benefícios para o organismo, como, por exemplo, uma melhor disposição para trabalhar, estudar, praticar esportes e fazer várias outras coisas necessárias que fazem parte da nossa rotina diária.

Dormir bem no dia a dia também fortalece o sistema imunológico; favorece o bom humor, já que a pessoa teve um bom descanso; previne problemas de insônia, pois o corpo e o cérebro ficam acostumados com horários; melhora a capacidade de raciocínio, concentração e aprendizado; evita problemas de memória; traz benefícios para o sistema cardiovascular; além de também influenciar na perda de peso, o que ajuda a evitar a obesidade. Segundo alguns especialistas, dormir pouco faz tão mal à saúde quanto uma má alimentação.

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