Categorias:
3 outubro, 2013
Dormir bem ajuda a emagrecer
Dormir é tão importante para manter um bom peso quanto ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos. Ter uma boa noite de sono ajuda não só a emagrecer, mas também a ter qualidade de vida.
A maior parte das pessoas precisa dormir pelo menos 8 horas por noite, podendo variar em algumas horas. Esse é o ideal para relaxar e estar disposto para o próximo dia. Só temos que ter cuidado porque comer e logo depois ir dormir facilita o acúmulo de gordura no corpo. Coma no mínimo 2 horas antes de dormir.
Existem estudos que ligam a privação do sono a acidentes no trabalho e à baixa resistência ao stress e infecções, à depressão, à fibromialgia e, agora, à obesidade. O pneumologista Denis Martinez, fundador da Clínica do Sono, em Porto Alegre, confirma o resultado do estudo americano. “Quem dorme cinco horas ou menos por noite corre três vezes mais risco de se tornar, no futuro, obeso”.
Estudos norte-americanos, da Universidade de Chicago e da Universidade de Columbia, mostraram uma relação entre dormir pouco e ganho de massa corporal (IMC). Nos últimos anos, as pessoas vêm dormindo menos ao passo que o número de obesos tem aumentado.
Quando não dormimos bem, nossos níveis de hormônios da fome são afetados, há uma queda nos níveis de leptina, a qual avisa quando estamos satisfeitos. O cortisol, responsável por armazenar gordura no corpo, também é afetado e age mais intensamente em pessoas que dormem pouco.
Nosso estilo de vida precisa respeitar nosso corpo. Para diminuir o nível de ansiedade, uma boa dica é anotar todas as coisas que podem nos deixar agitados, como preocupações e compromissos. Ao optar por comer e logo ir para cama, o organismo, já em repouso, desacelera e isso facilita o acúmulo de gorduras. No seu jantar, prefira alimentos leves, de fácil digestão e não exagere na quantidade.
Notícias relacionadas