logoblog

O que é a doença celíaca ou doença do glúten?

 Diversos tipos de pães e trigo, alimentos que contém glúten

Glúten faz mal? Para quem tem doença celíaca sim. A proteína encontrada em grãos como trigo, centeio e cevada causa inflamações muito agressivas nos celíacos. Entenda o que é a doença celíaca ou doença do glúten e por que o glúten ganhou fama de vilão da saúde.

O que é a doença celíaca?

Algumas pessoas têm uma forte intolerância ao glúten, proteína presente no trigo, centeio, malte, aveia e cevada. Essa condição é chamada de doença celíaca ou doença do glúten. Nesses casos, o organismo não consegue digerir algumas partículas do glúten. Essas partículas vão direto para o intestino delgado e geram uma grave inflamação por lá.

Quais são os sintomas?

Diarreia, dor e desconforto abdominal são sintomas clássicos da doença celíaca. Mas só metade das pessoas apresentam esses efeitos, de acordo com especialistas. Outros sintomas menos perceptíveis são, por exemplo, anemia causada pela má absorção de ferro, emagrecimento, dermatites e prisão de ventre. Algumas pessoas também podem ter hipersensibilidade ao glúten, que é diferente da doença, mas também causa mal estar.

Como saber se sou celíaco(a)?

Se existe suspeita de doença celíaca, o primeiro passo é procurar um gastroenterologista, médico que cuida do aparelho digestivo. Ele vai pedir exames de sangue para detectar a presença dos genes responsáveis pela doença ou dos anticorpos que atacam partículas do glúten. Em alguns casos é feita biópsia do intestino para avaliar os tecidos, por meio de endoscopia.

Existe tratamento?

Não há cura para a doença celíaca. O único jeito de evitar a inflamação e seus sintomas é parar de ingerir alimentos com glúten, como pães, bolos, massas, cervejas, requeijões e sorvetes. Por lei, os fabricantes precisam colocar no rótulo se o alimento contém glúten. Muitas vezes a doença celíaca prejudica os ossos e causa anemia, então é importante repor vitaminas e sais minerais que tenham sido perdidos.

Quem não é celíaco tem algum benefício ao evitar glúten?

A digestão do glúten costuma ser mais lenta do que a de outros nutrientes. A proteína também é responsável por desacelerar o metabolismo. Quando você reduz ou retira o glúten da dieta e mantém uma alimentação balanceada, a tendência é desinchar e reduzir medidas. Antes de fazer qualquer alteração na dieta, consulte um médico ou nutricionista. De modo geral, quem consome menos carboidratos deve compensar com mais frutas e legumes.

Fontes:

Vale a pena seguir uma dieta sem glúten? – Blog da Congelados da Sônia

Glúten: Contém informação

A doença do glúten – Drauzio Varella

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta