TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Parceiros

Distorção da Composição Corporal em pessoas com excesso de Peso

O começo do processo de emagrecimento nem sempre é motivado pela percepção do indivíduo para o próprio corpo. Não é pouco comum esta aparecer através de fotos, mudança significativa do manequim e comentários aleatórios de diversas pessoas ao invés da autoconscientização de suas mudanças corporais.

Vários fatores estão envolvidos nesta questão como a imagem corporal. Esta é definida como a figura que temos em nossas mentes do tamanho e forma dos nossos corpos, incluindo também os sentimentos associados a tais características, demonstrando, assim, o que a pessoa sente, pensa e faz pelo seu corpo. Distúrbios de imagem corporal podem fazer com que esse indivíduo se note maior ou
menor do que de fato é, explicando o porquê muitas pessoas não conseguem se perceber em relação ao peso.

Essa situação, normalmente, acontece quando o nível de responsabilidades aumenta ao longo da vida e atenção passa a ser voltada para estudos, trabalho, marido, filhos e cuidado com os pais. Ou seja, o autocuidado passa a ficar em último plano, assim como o olhar para si mesmo. Com o passar do tempo, comportamentos como esses podem causar um desestímulo em relação aos cuidados com o corpo e com a própria saúde aumentando o risco para o desenvolvimento de doenças consideradas crônicas.

Assim, a ausência da auto percepção dificulta o processo de perda de peso, pois a pessoa não consegue ver relevância nas suas metas, por mais que sejam visualizadas em números. Desta forma, falta a motivação necessária para executar ações importantes a fim de atingir o resultado esperado.

É importante ressaltar que quando temos uma imagem corporal positiva, sentimos maior satisfação com a aparência, menos estresse relacionado a imagem e maior tendência a ver a vida de forma positiva, melhorando a autoestima e aceitação frente as situações cotidianas. Nesse processo de cuidado consigo, é preciso exercitar o respeito ao corpo, que pode se fazer presente por meio de cremes, massagens, uso de roupas confortáveis, não se comparando com os outros e sim ser sua própria referência, não ficar se pesando e realizar comentários agradáveis sobre seu próprio corpo.

O acompanhamento nutricional associado ao suporte psicológico é fundamental, a fim de ajudar em relação a percepção e aceitação de seus corpos. Dessa forma, o processo de emagrecimento poderá ser encarado de forma positiva e otimista, além de um cuidado consigo mesma.

__________________________________________________________________________________________________________

Caroline Miranda é Nutricionista Funcional e Coach de Emagrecimento. Pós Graduada em Clínica Funcional também é Pós Graduanda em Fitoterapia Funcional. Seu consultório fica na Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto nº 105 - sala 804 (rua do Shopping Tijuca)

Telefone: (21) 99717 - 3952

Email: carolinemiranda.nut@gmail.com

Facebook:@nutricarolmiranda

Instagram: @nutricarolmiranda

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Como a dieta DETOX pode favorecer o processo de emagrecimento

A dieta DETOX pode fazer parte da estratégia estabelecida para o tratamento do processo de emagrecimento. Uma das razões envolve o fato

Leia mais

Empoderamento Feminino na Amamentação

Texto originalmente publicado pelo nosso parceiro João Curvo no blog BemGlô que vale compartilhar com as nossas maravilhosas mães,

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00