TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Parceiros

Distorção da Composição Corporal em pessoas com excesso de Peso

O começo do processo de emagrecimento nem sempre é motivado pela percepção do indivíduo para o próprio corpo. Não é pouco comum esta aparecer através de fotos, mudança significativa do manequim e comentários aleatórios de diversas pessoas ao invés da autoconscientização de suas mudanças corporais.

Vários fatores estão envolvidos nesta questão como a imagem corporal. Esta é definida como a figura que temos em nossas mentes do tamanho e forma dos nossos corpos, incluindo também os sentimentos associados a tais características, demonstrando, assim, o que a pessoa sente, pensa e faz pelo seu corpo. Distúrbios de imagem corporal podem fazer com que esse indivíduo se note maior ou
menor do que de fato é, explicando o porquê muitas pessoas não conseguem se perceber em relação ao peso.

Essa situação, normalmente, acontece quando o nível de responsabilidades aumenta ao longo da vida e atenção passa a ser voltada para estudos, trabalho, marido, filhos e cuidado com os pais. Ou seja, o autocuidado passa a ficar em último plano, assim como o olhar para si mesmo. Com o passar do tempo, comportamentos como esses podem causar um desestímulo em relação aos cuidados com o corpo e com a própria saúde aumentando o risco para o desenvolvimento de doenças consideradas crônicas.

Assim, a ausência da auto percepção dificulta o processo de perda de peso, pois a pessoa não consegue ver relevância nas suas metas, por mais que sejam visualizadas em números. Desta forma, falta a motivação necessária para executar ações importantes a fim de atingir o resultado esperado.

É importante ressaltar que quando temos uma imagem corporal positiva, sentimos maior satisfação com a aparência, menos estresse relacionado a imagem e maior tendência a ver a vida de forma positiva, melhorando a autoestima e aceitação frente as situações cotidianas. Nesse processo de cuidado consigo, é preciso exercitar o respeito ao corpo, que pode se fazer presente por meio de cremes, massagens, uso de roupas confortáveis, não se comparando com os outros e sim ser sua própria referência, não ficar se pesando e realizar comentários agradáveis sobre seu próprio corpo.

O acompanhamento nutricional associado ao suporte psicológico é fundamental, a fim de ajudar em relação a percepção e aceitação de seus corpos. Dessa forma, o processo de emagrecimento poderá ser encarado de forma positiva e otimista, além de um cuidado consigo mesma.

__________________________________________________________________________________________________________

Caroline Miranda é Nutricionista Funcional e Coach de Emagrecimento. Pós Graduada em Clínica Funcional também é Pós Graduanda em Fitoterapia Funcional. Seu consultório fica na Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto nº 105 - sala 804 (rua do Shopping Tijuca)

Telefone: (21) 99717 - 3952

Email: carolinemiranda.nut@gmail.com

Facebook:@nutricarolmiranda

Instagram: @nutricarolmiranda

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Como a dieta DETOX pode favorecer o processo de emagrecimento

A dieta DETOX pode fazer parte da estratégia estabelecida para o tratamento do processo de emagrecimento. Uma das razões envolve o fato

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00