TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Alimentação

Dietas restritivas: entenda

Na busca de um emagrecimento rápido e imediatista, os indivíduos tendem a buscar por dietas milagrosas com a proposta de uma perda de peso acentuada em um curto tempo de espaço. Só que esse tipo de atitude pode gerar um colapso metabólico, trazendo muitos prejuízos. Tanto para saúde corporal como para saúde mental. Os transtornos mentais têm aumentado muito nos últimos tempos, como: ansiedade, depressão, síndrome do pânico... Por que será?

A primeira semana ou dias da dieta restritiva é fácil, mas o difícil é manter e fazer a reintrodução ou ajuste da maneira correta. O maior peso que atingimos em nossas vidas é considerado para o nosso organismo um peso de sobrevivência para nossas funções vitais funcionarem de forma harmônica e adequada.

Quando entramos em uma restrição alimentar e começamos a perder muito peso em um curto espaço, nosso organismo identifica esse evento como um agressão, pois para ele você está no deserto passando por alguma privação alimentar e correndo risco de sobrevivência. Então de forma fisiológica ele começa a reduzir diversos mecanismos como sistema nervoso central, insulina, leptina, T3 e sendo assim poupando energia para manter suas funções funcionando de forma adequada e freando essa perda de peso.

Além de que toda dieta restritiva em algum momento gera compulsão, pois o paciente fica com um déficit calórico muito acentuado e em privação de todos os alimentos que têm mais afinidade e quando tem a oportunidade de consumir algo que gosta acaba extrapolando o que gera uma baixa adesão.

Por tanto a importância de se fazer um acompanhamento nutricional de forma individualizada e assim otimizar sua perda de peso de forma saudável. Não existe uma dieta padrão que funcione para todos, e muito menos fórmulas e soluções milagrosas.  As dietas de baixo teor de carboidrato ou proteicas, funcionam para um tipo de pessoas, as dietas sem proteína animal funcionam para outras. As dietas líquidas levam a uma desidratação, mas são difíceis de ser mantidas.

Enfim para ter a sua formula mágica tem que ser avaliado vários fatores, crenças, hábitos, criação, história alimentar, história de dieta, exames, medicamentos, genética, peso, altura, massa muscular, % de gordura... enfim diversos fatores para enfim traçar uma meta real e possível e ir em busca do objetivo do paciente. E quando isso para de funcionar pois este platô ou acomodação realmente acontece, mudar a estratégia, escolhendo outra “fórmula mágica”, até que esta funcione e aí se crie um ciclo positivo do emagrecimento saudável. Consciente e duradouro.  Isso as dietas restritivas não fazem, escolha sua linha e busque orientação. 

Por Flavia Ramos e Yasmim Stollen


Flavia Ramos
Nutricionista clínica, esportiva, funcional -Personal Diet
www.flaviaramos.com.br
@clinicaflaviaramos


Yasmim Stollen
Esp. Ortomolecular
Pós-graduanda nutrição e fisiologia aplicadas ao exercício

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Esclarecimento sobre o uso de glutamato monossódico em nossas refeições

 Receber o feedback de quem compra um produto, ou utiliza um serviço, é muito importante para o crescimento e consolidaç&ati

Leia mais

Prato equilibrado: o que é, quais nutrientes não podem faltar e como montar o seu

Aceitei o desafio de escrever esta matéria especial para o blog da Congelados da Sônia, falando sobre como montar um prato equilibrado.

Leia mais

Conheça o queijo de cabra!

Alimento antigo, usado e consumido desde a época dos Faraós, o leite de cabra tem características nutricionais muito peculiares.

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00