Dietas e hipertensão – parte I

Sim. Diminuir o consumo de sal é uma medida que, na maioria das vezes, contribui para um melhor controle da pressão alta. Entretanto, é importante consultar um médico para verificar e acompanhar esse problema que acomete tantas pessoas.

Na maioria das populações, o consumo diário de sal varia entre 8 e 15 gramas/dia. Para termos uma idéia, cada grama de sal contém 383 mg de sódio. Cerca de 30 a 50% do sal consumido vem do saleiro que usamos à mesa.

Deste modo, uma pessoa que precisa controlar a pressão pode reduzir seu consumo de sal se deixar de acrescentá-lo à comida pronta. Para isso, existem outros temperos naturais ou mesmo o sal com cloreto de potássio, chamado de sal light.

Segundo o último consenso da classe médica, a recomendação total diária de ingestão de sal é de 6 gramas (sal adicionado). Isso significa aproximadamente 2.000 mg de sódio ao dia, sem contabilizar o sódio intrínseco dos alimentos.

Portanto, se você precisa controlar e reduzir o sal na alimentação, retire o saleiro da mesa, abuse de ervas aromáticas e temperos naturais, use os pacotes de sal de 1g para ter noção da quantidade e mantenha em dia a ida ao médico.

Postagens Relacionadas

2 Respostas

  1. mary geluda
    | Responder

    Não tenho pressão alta. Gostaria de receber um cardápio que me alimente e me permita emagrecer, um pouco. Faço ginástica e alongamento, ando bastante e preciso de uma dieta saudável e coerente com meu tipo de vida. Gostaria de saber as calorias e preços de cada prato.
    Aguardo e agradeço, desde já.
    Mary Geluda

    • Congelados da Sônia
      | Responder

      Boa tarde, Mary!
      Em primeiro lugar, parabéns por você levar uma vida saudável, com a prática de atividades físicas. Isto é essencial!
      A Congelados da Sônia apresenta no seu site (www.congeladosdasonia.com.br) todas as informações nutricionais relativas a cada prato, incluindo as calorias.
      Cada pessoa tem um metabolismo diferente e necessidades nutricionais específicas. Por isso que a consulta a uma nutricionista ou a um nutrólogo pode ser bem importante.
      Se você tiver alguma dúvida a respeito da composição da sua dieta, seja diária, seja semanal, nosso departamento de nutrição lhe pode dar algumas orientações.
      Acreditamos que os pratos que fazem parte da linha light possam ajudá-la a emagrecer de maneira saudável. Temos, ainda, opções de cardápios semanais como, por exemplo, a Dieta da Sônia, na qual há uma redução da carga glicêmica, ou seja, daqueles carboidratos “mais engordativos”.
      Entre em contato conosco. Converse com as nossas nutricionistas. Pode ser que você precise ingerir uma quantidade um pouco maior de carboidratos por causa das atividades físicas.
      Será um prazer atendê-la e tê-la como cliente.

      Abraços,
      Equipe da Congelados da Sônia

Deixe uma resposta