Dieta vegetariana ajuda a emagrecer? Veja os benefícios

A dieta vegetariana é considerada uma opção restritiva por muitas pessoas, mas esse tipo de alimentação traz uma série de benefícios para a saúde. Isso porque a retirada da carne da rotina alimentar não significa, necessariamente, uma diminuição no aporte de nutrientes, visto que ela pode ser substituída por alimentos naturais e muito mais saudáveis.

Além disso, a dieta vegetariana é uma escolha que auxilia na prevenção de diversas doenças, como hipertensão, diabetes e colesterol. Outra vantagem que atrai muitos adeptos é o papel da dieta vegetariana no processo de emagrecimento. Isso porque os adeptos deste estilo de alimentação tendem a fazer escolhas mais saudáveis, o que é fundamental para uma perda de peso eficiente a longo prazo.

Conheça os benefícios da dieta vegetariana

Diversos estudos comprovam que uma alimentação baseada no consumo de frutas, legumes, verduras, leguminosas, oleaginosas e cereais integrais reduz os riscos de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, problemas renais e pedras na vesícula.

Também já existem evidências sobre a relação da dieta com uma melhora significativa na qualidade de vida, o que reduz os índices de mortalidade e proporcionam maior longevidade. E o mais interessante: não há contraindicações para se fazer a dieta vegetariana.

Segundo a American Dietetic Association (ADA), esse tipo de dieta é indicada em todas as fases da vida, desde a infância. O mais importante é ter uma rotina alimentar bem planejada, com o auxílio de um nutricionista, para ter a garantia de um aporte correto de todos os nutrientes que o corpo precisa para um desenvolvimento saudável.

Dieta vegetariana ajuda a emagrecer?

Apesar de não ter o emagrecimento como principal objetivo, a dieta vegetariana é uma grande aliada das pessoas que desejam perder peso. Como já citamos anteriormente, o consumo de alimentos naturais e mais saudáveis é uma das premissas deste tipo de dieta, o que favorece uma diminuição de calorias.

Outra questão que faz com que a dieta vegetariana seja uma opção vantajosa para quem deseja emagrecer são os demais benefícios que estão atrelados a ela, como:

  • Melhora na digestão e na saúde intestinal;
  • Aumento na disposição, o que confere mais energia para atividade física;
  • Melhora na qualidade do sono, fundamental para o processo de emagrecimento;
  • Diminuição nos níveis de inflamação corporal;
  • Redução do acúmulo de gordura no corpo.

Alimentação vegetariana pode ser variada, colorida e repleta de nutrientes

Se você deseja apostar na dieta vegetariana para ter um estilo de vida mais saudável ou potencializar o processo de emagrecimento, o primeiro passo é buscar a orientação de um profissional de Nutrição para um planejamento adequado.
Afinal, não basta simplesmente retirar a carne do cardápio. É fundamental que as refeições sejam variadas e repletas de nutrientes, para que ofereçam um aporte adequado de nutrientes e você consiga também atingir os seus objetivos individuais – como emagrecer.

Refeições congeladas facilitam adaptação à dieta vegetariana

Uma das primeiras dificuldades que muitas pessoas encontram quando desejam mudar o estilo de alimentação é cozinhar. Para usufruir dos benefícios da dieta vegetariana e ter mais praticidade na rotina, uma dica interessante é apostar nas refeições congeladas saudáveis, especialmente se um dos objetivos for o emagrecimento.

Com um prato congelado, você garante ter sempre uma refeição saudável e rica em vitaminas e nutrientes em casa. Assim, não cede às outras tentações quando aquela “preguiça” de cozinhar aparecer ou se não tiver muito tempo para fazer compras que se adequem à dieta vegetariana.

Uma das empresas especializadas em pratos vegetarianos é a Congelados da Sônia que tem um cardápio com refeições vegetarianas elaborado por uma de Nutrição e Chefs. Além do cuidado em preparar pratos deliciosos, a empresa também segue um criterioso processo na preparação das refeições – com a segurança dos alimentos e congelamento rápido, para preservar o sabor caseiro e os nutrientes.

Confira algumas opções de refeições vegetarianas da Congelados da Sônia:

1) Estrogonofe de Legumes

Legumes e cogumelos, ao creme de castanha de caju, com arroz integral e espinafre.

2) Risoto Ecológico

O Risoto Ecológico traz uma delicada mistura de arrozes e 7 grãos, além de agrião e ricota defumada. Ótima opção de salada fria.

3) Espaguete de Pupunha ao Funghi

De textura surpreendente, o espaguete de pupunha é coberto por molho cremoso de castanha de caju com funghi secchi e azeite. Salpicado com cebolinha.

4) Canelone de Acelga Proteico

Acelga recheada com creme de abóbora, ovo mexido, enriquecido com suculentos pedaços de alcachofra, coberta por molho de tomate caseiro, salpicado com castanha de caju.

5) Curry de Legumes

Mix de vegetais assados (abobrinha, brócolis, repolho, chuchu), com cogumelos, proteína de ervilha, shot (dose extra) de gengibre, curry e açafrão! Acompanha purê de abóbora. Salpicado de castanha do Pará.

6) Quinoa Vegano

Quinoa Vegano feito com feijão-branco, cenoura e milho, temperados com ervas finas, azeite extra virgem e azeitonas.

7) Torta Souflê de Legumes

A Torta Souflê de Legumes é uma omelete recheada com muçarela sem lactose, cenoura, aspargos, tomate, champignon e azeitona picada.

8) Feijoada Vegetariana

Feijoada de feijão branco, abóbora japonesa, palmito, mandioquinha, vagem, chuchu, abobrinha e brócolis acompanhado de arroz com cúrcuma (açafrão) e couve mineira bem fininha.

9) Lasanha de Berinjela

Lasanha de berinjela e proteína de soja com leve sabor de azeitona, coberta com lascas de queijo mussarela sem lactose.

10) Espaguete de Palmito aos 3 Queijos

Tiras de palmito pupunha incrementados com cenoura e nabo, ao molho de requeijão, minas padrão e gorgonzola. Salpicado de salsinha.

Para conferir mais opções deliciosas de refeições da Congelados da Sônia, clique aqui.

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta