Dieta sem glúten pode ser prejudicial à saúde

dieta-sem-glúten-pode-ser-prejudicial-à-saúde

 

A pesquisa publicada no jornal O Globo*, traz para nossa reflexão como é importante e saudável praticarmos uma alimentação equilibrada. A alimentação equilibrada deve proporcionar ao organismo todos os grupos de nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo, além disso, fazer do alimento o agente de prevenção de inúmeras doenças deve ser nosso objetivo.

Proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas, minerais e fibras, devem estar harmoniosamente presentes em nosso prato, representados pelas carnes, aves, frutas e legumes frescos. Já os alimentos ultraprocessados devem ser consumidos eventualmente, como por exemplo, biscoitos, farinhas brancas, embutidos, entre outros. Antes do consumo precisam ser olhados com um olhar desconfiado, crítico, e ao consumir pergunte-se: que benefício esse alimento trará para mim? Fique atento aos rótulos, estes sempre trazem surpresas…

Sempre haverá uma dieta da moda em evidência, seja a restrição do glúten, da lactose, paleolítica, tipo sanguíneo. Não se deixe levar apenas pela força da mídia, converse sempre com seu nutricionista e com seu médico.

O que serve para um pode não servir para o outro, pois uma série de fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher que dieta atenderá a sua necessidade (hábito alimentar, atividade física, histórico familiar, individualidade bioquímica, etc).

A pesquisa mostra que radicalismo não é saudável e ao assumir qualquer tipo de dieta é imprescindível acompanhamento profissional. Nos mostra também como é importante consumir grãos integrais, pois estão associados a um menor risco de doenças coronarianas, reduzem o risco de câncer de intestino e são portadores de compostos bioativos.

A restrição do glúten na dieta deve ser feita pelo profissional nutricionista/médico, quando evidenciada suspeita da doença celíaca ou em outro contexto no qual o profissional julgue necessária esta restrição.

A dieta sem glúten pode ser praticada por um período com o intuito de emagrecimento, mas não é apenas isso que vai assegurar a continuidade do processo de emagrecimento. Uma mudança no estilo de vida deve ser considerada nem que isso faça você sair da zona de conforto, procurando uma atividade física, buscando até mesmo auxílio do psicólogo e os demais especialistas aptos a ajudá-lo no combate contra a obesidade, um problema crônico e que já atinge quase 60 % dos brasileiros.

A reeducação alimentar é o melhor caminho para uma vida saudável. Radicalismos na alimentação podem acarretar danos na saúde a médio e longo prazo.

Converse com seu nutricionista a respeito.

_______________________________________________________________________________________________

Gabi Marcelino

Nutricionista responsável da Congelados da Sônia, cuida da qualidade de nossas gostosuras com muita dedicação e carinho. Especialista em Gestão da Segurança de Alimentos na Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas pelo Instituto Senai.

Salvar

Postagens Relacionadas

2 Respostas

  1. MARIA ODETE PINHEIRO DABUL
    | Responder

    ESPEREI MEU PEDIDO DE SOPAS, E NÃO CHEGOU! O QUE ACONTECEU?

    MARIA ODETE

    • Congelados da Sônia
      | Responder

      Olá Maria, tudo bem? A entrega do seu pedido de sopas está agendada para ser feita hoje, no horário das 19hrs às 22hrs. Muito obrigada e tenha uma boa tarde!

Deixe uma resposta