Categorias:
15 novembro, 2011
Dieta sem glúten, a nova sensação
A dieta que é a nova sensação entre as celebridades que emagreceram muito, exclui o glúten. O nutriente, até pouco tempo desconhecido de grande parte das pessoas, é uma proteína e está presente em todos os alimentos que levam trigo, centeio, cevada, aveia ou malte – portanto, na maioria dos pães, biscoitos e bolos. Mas também pode vir embutido em coisas que a gente nem imagina: uísque, vodca, gim, sorvetes, entre outros. Ou seja, é preciso ler o rótulo para saber se o que você vai consumir contém ou não glúten. É importante ler sempre antes de comprar um produto, pois muitas vezes as empresas modificam a formulação e o mesmo passa a lear novos ingredientes com glúten.
Mais curvas e menos estresse
O glúten não deve ser banido totalmente do cardápio (exceto para celíacos), o que deve ser feito é modificar a qualidade nutricional dos alimentos que o contém, por exemplo, escolhendo massas, pães e farinhas integrais ao invés das versões refinadas. Alimentos integrais são fontes de fibras, vitaminas e minerais que regulam funções vitais em nosso organismo, atuam na saciedade e fazem o intestino funcionar corretamente. Outra dica é mastigar muito bem esses alimentos, pois a digestão dos carboidratos se inicia na boca, quando bem mastigados terão ótima digestão e absorção pelo organismo.
E porque bani-lo do cardápio por um período é tão eficiente para enxugar a silhueta?
Quando alimentos refinados, fontes de glúten ou não, são excluídos da dieta naturalmente essa dieta passa a ter menos calorias, então o indivíduo emagrecerá. Os outros alimentos recomendados, tais como vegetais, também contribuirão para o emagrecimento, pois tem menos calorias e darão saciedade.
Recomendamos uma dieta moderada em glúten por um período de tempo para pessoas que estão no momento de “pausa” no emagrecimento, ou pessoas que consumiram alimentos refinados por muitos anos e acumularam gordura abdominal e ainda observam que o intestino não vai bem.
Se o indivíduo come muitos alimentos refinados e sua mastigação não é eficiente, tende a engordar e acumular gordura, pode ainda ter desconforto abdominal como gases e funcionamento irregular do intestino. Muitos profissionais acabam cortando glúten, leite e derivados da dieta, entre outros alimentos, e incluem alimentos mais saudáveis ricos em fibras, então ocorrerá uma melhora geral seguida de emagrecimento, mas não significa que era o glúten que fazia mal. O primeiro passo é procurar o médico para um check-up, se os sintomas relatados indicam que existe algo errado com os intestinos.
Muitos profissionais conceituados desmistificam o mito de que, quando o glúten entra em contato com a mucosa intestinal se transforma em uma espécie de cola, permanecendo ali irritando a mucosa, reduzindo a velocidade do metabolismo e dificultando a absorção dos nutrientes. Isso só vai ocorrer se já existe uma doença instalada ou se houver um desequilibro na produção das enzimas responsáveis pela absorção seletiva dos nutrientes.
Alimentos integrais (com ou sem glúten) são fontes de triptofano, importante regulador fisiológico que atua no controle da ansiedade.
Então uma alimentação que reúna todos os grupos de alimentos saudáveis deve ser priorizada, aliada a prática de exercícios físicos, fundamentais para o bom funcionamento do corpo.
O Congelados da Sônia oferece uma variedade de pratos ricos em vegetais, com gorduras de ótima qualidade, sem conservantes e ainda pratos NG (livres de glúten) para atender a todos os grupos em todos os momentos.
Notícias relacionadas