Categorias:
17 outubro, 2022
Dieta para restrição alimentar: como unir sabor, saúde e praticidade?
A restrição alimentar é uma condição apresentada por muitas pessoas que, por conta de intolerância ou alergia, não podem consumir alimentos específicos ou reduzir sua quantidade.
Intolerância é caracterizada pela dificuldade do organismo em digerir um determinado nutriente, causando gases, dores abdominais, diarreia, náuseas e vômitos. Já uma alergia acontece quando o sistema imunológico identifica, de forma errada, o alimento como um “invasor”. Com isso, podem surgir irritações na pele, nos olhos ou sintomas mais graves.
Essa restrição pode variar de intensidade de acordo com o organismo de cada pessoa e seu estilo de vida, assim como o seu organismo reage ao contato com um ou mais gêneros alimentícios. Diante dos sintomas, faz-se necessária uma mudança na alimentação.
Quais são os tipos de restrição alimentar?
Existem diversos tipos de restrição alimentar. As mais comuns na população são causadas pelos nutrientes abaixo:- Glúten: pode ocorrer como intolerância ou surgir na forma de doença celíaca, um quadro mais grave. O organismo não consegue digerir o glúten, presente em diversos alimentos como trigo, aveia, centeio e seus derivados.
- Lactose: surge quando o organismo tem capacidade reduzida ou não produz a lactase, enzima responsável pela digestão da lactose.
- Açúcar: as pessoas diagnosticadas com diabetes ou pré-diabetes precisam retirar ou reduzir o açúcar da sua rotina alimentar.
- Soja: costuma surgir em formato de alergia na infância, sendo superada normalmente após os 10 anos de idade.
- Ovo: acontece quando há alergia à albumina, presente na clara. Como não há uma garantia de separar totalmente a clara da gema, os especialistas recomendam retirar totalmente o alimento da dieta.
- Frutos-do-Mar: também é comum encontrar pessoas alérgicas a diversos tipos de frutos-do-mar, como moluscos, peixes e crustáceos.
Dieta para restrição alimentar exige planejamento
A alimentação é um fator determinante para um estilo de vida saudável. Uma missão que pode se tornar desafiadora quando se tem uma restrição alimentar, já que exige o planejamento de uma dieta balanceada e adequada para a intolerância e/ou alergia. Felizmente, não é difícil encontrar alimentos que se adaptam a essa realidade, especialmente porque já existem leis e normas que obrigam os fabricantes a indicar a presença (ou ausência) de lactose, glúten, açúcar, etc. Entretanto, ter produtos industrializados como base da dieta não é um hábito recomendado, além de não ter um preço acessível. Para driblar esse desafio, uma alternativa interessante é investir nos kits de refeições congeladas já adaptadas de acordo com a restrição alimentar. Uma das empresas que se destaca neste segmento, a Congelados da Sônia possui refeições completas para dietas sem glúten, sem lactose, vegetarianos, veganos, para controle do açúcar e do colesterol bom. Também há kits para outras necessidades, como fitness, low carb, cetogênica, detox e reeducação alimentar. São diversas opções de pratos pensados para uma alimentação saudável e equilibrada, com qualidade e praticidade. As refeições vêm montadas de forma individual em embalagens que podem ser levadas diretamente ao micro-ondas, sem preocupação com compras e preparação. Confira a seguir alguns exemplos de refeições para as diversas restrições alimentares:Refeições sem glúten
Perfeita para ser consumida quente ou fria, nossa Salada de Carne é super saborosa e temperada, finalizada com toque especial de legumes. Salmão ao Alecrim e Jardineira de Legumes é um prato que dispensa apresentações. Assado no vapor, acompanha legumes refogados. Massa de puro palmito recheada com bolonhesa de carne, mussarela sem lactose e presunto. Coberta com mais mussarela e parmesão!Refeições sem lactose
A carne é refogada com temperos, ervas e tomates se tornando um delicioso complemento para o purê de abóbora low carb. Cai bem no almoço ou no jantar. De textura surpreendente, o espaguete de pupunha é coberto por molho cremoso de castanha de caju com funghi secchi e azeite. Salpicado com cebolinha. Almôndegas de peito de frango ao molho de tomates, cebola e orégano. Acompanha refogado de chuchu, cenoura, couve-flor e brócolis.Refeições vegetarianas
3 Canelones recheados com ricota, nozes e passas, ao molho de gorgonzola. Salpicado com pimenta rosa. Prato ovo-lacto-vegetariano! Feijoada de feijão branco, abóbora japonesa, palmito, mandioquinha, vagem, chuchu, abobrinha e brócolis acompanhado de arroz com cúrcuma (açafrão) e couve mineira bem fininha. O Risoto Ecológico traz uma delicada mistura de arrozes e 7 grãos, além de agrião e ricota defumada. Ótima opção de salada fria.Refeições para diabetes e controle do colesterol
Nossa Torta Souflê de Frango não possui glúten, é preparada como uma omelete, sem farinha e low carb, além de rica em proteína de frango. Perfeita para dias frios e para compor refeições mais leves, nossa Sopa de Abóbora com Gengibre e Agrião é suave e saborosa. Para dar água na boca, nossa Salada de Quinoa traz todo o sabor de legumes e verduras, sendo a melhor opção para uma refeição completa. Para conferir outras opções de kits de refeições com foco em dietas para restrição alimentar, clique aqui.Notícias relacionadas