Categorias:
25 fevereiro, 2021
Dieta low carb: quais alimentos são indicados?
Atualmente, algumas dietas e estratégias alimentares ganharam milhares de adeptos e, com isso, muitos nutricionistas em atendimento à demanda precisaram buscar aperfeiçoamento e conhecimento científico para melhor orientá-los.
Por outro lado, a mídia divulga modelos de dietas e receitas que muitas vezes não têm embasamento científico e nem representam indicação ou orientação do profissional habilitado, que é o nutricionista (SILVA, 2019).
A dieta low carb inicialmente foi muito divulgada para o emagrecimento e até hoje é bastante utilizada com este objetivo, mas estudos têm evidenciado resultados benéficos para alguns indivíduos também no tratamento de doenças e distúrbios metabólicos, como a síndrome metabólica, câncer, hiperlipidemias e intolerância à glicose (Gilberto & Tavares, 2018).
O objetivo dessa dieta é que o corpo utilize prioritariamente a gordura como fonte de energia e, para isso, o principal mecanismo é o controle da glicose sanguínea, o que traz benefícios para os agravos citados acima.
Além disso, esta modalidade tem mostrado efeitos como maior controle do apetite e redução da retenção hídrica.
Alguns estudos também encontraram evidências de remissão da diabetes e controle glicêmico, mas ainda há necessidade de mais pesquisas e evidências (Izidoro, 2020; Sessa & Ferraz, 2019).
O que é a dieta low carb?
Na dieta low carb, há a redução – e não eliminação – da quantidade de carboidratos a serem consumidos. Por isso, a dieta precisa de um aporte maior de proteínas e lipídios de boa qualidade para atender à necessidade calórica do indivíduo, podendo chegar a ser uma dieta cetogênica. Entre suas variações, o que têm em comum é que o principal nutriente da alimentação deve ser a proteína – obtida de fontes como as carnes, ovos e laticínios – seguida de gorduras “boas” para a saúde, como o azeite. Dietas da proteína muito conhecidas, como a do Dr. Atkins e Dukan, introduzem uma restrição de carboidratos, aproximando-se da dieta low carb, porém há algumas diferenças importantes, como a eliminação total de carboidratos em algumas fases da estratégia e a ausência do controle da quantidade deste nutriente. Existem ainda muitas dúvidas em relação a quais alimentos podem ser consumidos na dieta low carb, os que devem ser evitados, e a quantidade a ser consumida. E, para isso, o nutricionista deve, antes mesmo de prescrever o plano alimentar, apresentar as opções alimentares e receitas, conhecer os hábitos alimentares, a cultura alimentar e a alimentação da região do seu paciente. É importante também determinar a quantidade de carboidrato que deve ser consumido, já que existem três tipos de dieta low carb:- Liberal: são consumidos de 50 a 100g de carboidratos por dia;
- Moderada: consumo de 20 a 50g de carboidratos por dia;
- Restritiva: consumo menor do que 20g de carboidratos por dia.
- Proteínas de alto valor biológico, como carne vermelha magra, peito de frango, peixes, ovos, whey protein isolado, embutidos (salsicha, mortadela, linguiça, peito de peru, etc.);
- Frutas com carboidratos de baixo índice glicêmico (morango, amora, mirtilos, cereja);
- Lacticínios integrais (creme de leite, cream cheese);
- Gorduras boas (nozes, azeite, óleo de coco, abacate, salmão, atum e sardinha);
- Vegetais e folhas verdes (couve, rúcula, alface, agrião, etc.);
- Vegetais não amiláceos (couve-flor, rabanete, brócolis, alho-poró, aspargo);
- Maionese;
- Leite de coco;
- Frutos do mar;
- Gelatina sem açúcar;
- Adoçantes (sucralose e aspartame);
- Café;
- Chás sem açúcar (camomila, erva doce, etc.);
- Água sem gás.
- Ovos;
- Bacon;
- Linguiça frita;
- Açúcar;
- Trigo;
- Produtos diet;
- Alimentos integrais, como arroz e pão produzidos com farinha de trigo integral.
Notícias relacionadas