24 junho, 2016
Dukan: entenda as vantagens e desvantagens da dieta
A dieta Dukan ficou famosa entre celebridades nacionais e internacionais porque promete emagrecimento rápido. Saiba como funciona o método.
A dieta Dukan ficou famosa depois que algumas celebridades aderiram ao método. Criado pelo nutrólogo francês Pierre Dukan, o cardápio promete emagrecimento rápido com um controle bem rígido da alimentação. Nós da Congelados da Sônia acreditamos em reeducação alimentar e vamos explicar por que essa estratégia é mais interessante do que uma dieta restritiva.
O que você precisa saber sobre a Dukan
São quatro fases: duas para emagrecer (Ataque e Cruzeiro) e duas para estabilizar o Peso Ideal (Consolidação e Estabilização). Na primeira, que dura de 1 a 7 dias no máximo (para pessoas acima de 20 quilos), os carboidratos são proibidos. A reintrodução é gradativa, mas só os integrais e em baixa quantidade. Também é preciso fazer caminhadas diárias de 25 minutos, seis vezes por semana.
Existe uma lista de 100 alimentos autorizados à vontade, a maioria proteínas puras, como carne, peixe e laticínios com 0% de gordura. O que não pode faltar é farelo de aveia, uma das bases do Método Dukan, porque ajuda a garantir a saciedade.
Prós e contras da dieta
A nutricionista da Congelados da Sônia, Gabi Marcelino, explica as vantagens e desvantagens da dieta:
Prós
- Elimina-se peso mais rápido no primeiro mês, mas preserva-se a massa muscular;
- Grande saciedade, devido a ingestão de alimentos proteicos;
- Depois da primeira fase, existe uma grande variedade de alimentos permitidos, o que evita a monotonia na dieta;
- É fácil seguir o cardápio mesmo estando fora de casa;
- Nas últimas fases são liberados alguns alimentos com o objetivo de não desistir da dieta;
Contras
- A restrição de carboidratos na primeira fase, pode ocasionar desconforto e incômodo em algumas pessoas;
- A falta de fibras em quantidades adequadas pode causar quadro de constipação intestinal;
- O cardápio também pode gerar carência de vitaminas, sais minerais e fibras, em médio e longo prazo;
- Pessoas com complicações renais e com dislipidemias devem ter muito cuidado com essa dieta;
A importância da reeducação alimentar
Limitar a ingestão de determinados nutrientes e alimentos pode ser prejudicial para a saúde a longo prazo. Além disso, dietas como a Dukan não levam em consideração as características de cada indivíduo, como histórico familiar, perfil bioquímico, gasto energético, entre outras.
"As dietas restritivas são apontadas como falíveis e de baixa adesão ao tratamento. E quem precisa emagrecer muito não deve realizar dietas sozinho, e sim com ajuda e orientação de uma equipe multidisciplinar (médico, nutricionista, psicólogo, entre outros profissionais)", afirma a nutricionista Gabi Marcelino.
A verdade é que não existe dieta milagrosa e a sua saúde deve vir sempre em primeiro lugar. "A ciência da nutrição preconiza que a reeducação alimentar ainda é o melhor caminho a seguir, sempre aliada à prática de exercícios físicos", indica Gabi.
Notícias relacionadas