Dieta Detox ajuda a desinchar e perder peso após excessos de fim de ano

Tortas, maionese, farofa, carnes de todos os tipos, panetone, diversas sobremesas e bebida alcoólica. Esses são apenas alguns exemplos das delícias da ceia de Natal e que inviabilizam qualquer tentativa de priorizar uma alimentação saudável nesta época do ano. Mas, nem tudo está perdido! Quem precisa desinchar e até perder alguns quilos encontra na dieta detox uma grande aliada.

O que é a dieta detox?

É quase impossível encontrar quem não dê uma exagerada na ceia de Natal. Mesmo tentando fazer escolhas mais saudáveis, o corpo “sente” esse excesso calórico da comemoração.
Por isso, é preciso desintoxicar o organismo desses exageros e minimizar os efeitos da retenção de líquidos. É aqui que entra a dieta detox, que cumpre esse papel com alimentos naturais e que vão ajudar na eliminação das toxinas.
Não é muito diferente de uma reeducação alimentar, com a diferença que a dieta detox tem um objetivo específico: “reiniciar” o organismo para recuperar o estilo de vida saudável após o “boom” calórico das festas de fim de ano.

Dieta detox emagrece?

Com certeza! Apesar de não ser o objetivo dessa desintoxicação, a mudança profunda na alimentação promove uma limpeza completa do organismo e pode ser um excelente estímulo para quem precisa emagrecer.
Afinal, uma alimentação mais natural é excelente para minimizar os efeitos da retenção de líquidos, acelerar o metabolismo e auxiliar na perda de peso de forma mais rápida.

E quais são os outros benefícios da dieta detox?

Além de emagrecer, a dieta detox também traz muitos outros benefícios para a saúde e o bem-estar, como:

  • melhora a saúde intestinal;
  • previne a anemia;
  • favorece a beleza da pele, unhas e cabelos;
  • ameniza o aspecto da celulite;
  • melhora a qualidade do sono;
  • combate o estresse e o envelhecimento precoce.

Como fazer uma dieta detox no fim de ano?

Se a dieta detox prioriza alimentos naturais, o primeiro passo é eliminar os industrializados da sua rotina. Conhece o lema ‘descascar mais e desembalar menos’? Tenha isso em mente na hora de escolher os alimentos.
Também é interessante evitar o consumo daqueles com alto potencial alergênico, que contém glúten, com corantes e também os que têm um índice elevado de açúcar.
Outra recomendação importante é passar longe de cafeína, bebida alcoólica, refrigerantes, adoçantes, refeições ricas em sódio, laticínios e cereais refinados em geral.
Mas, vale lembrar que também é essencial aumentar o consumo de água durante a dieta detox. Beba, no mínimo, 2,5 litros por dia!

Confira algumas dicas para começar a sua dieta detox:

  • Inclua as frutas de “efeito detox” no cardápio, como melancia, melão, abacaxi e limão;
  • No caso dos legumes, o pepino também é excelente para a dieta detox, assim como a cenoura, abobrinha e a vagem;
  • Capriche nos vegetais, como alface, agrião, couve, espinafre, rúcula, brócolis, couve-flor, etc;
  • Para temperar sopas, saladas e outras refeições, evite o sal e priorize opções como salsinha, cebolinha e alho;
  • Abuse dos chás, priorizando ervas como cavalinha, chá verde, chá branco e hibisco;
  • Invista em alimentos termogênicos para acelerar o metabolismo, como o gengibre que combina bastante com sopas e sucos;
  • Para as refeições principais, escolha proteínas magras como peixe assado (tilápia, badejo ou pescada branca) e filé de frango grelhado;
  • Sopas detox são excelentes opções para um jantar leve e saboroso;
  • Se não abrir mão da inclusão de laticínios, prefira os queijos magros (como o branco e o cottage) e iogurtes naturais.

Invista nos kits prontos para dieta detox

Se você precisa iniciar a desintoxicação do seu organismo, mas não tem tempo (e nem disposição) para ir às compras e preparar as principais refeições, saiba que uma forma prática é investir em kits prontos para dieta detox.

Uma das empresas especializadas nestes pacotes é a Congelados da Sônia, que oferece opções diversas de refeições light congeladas. Basta guardar no freezer e colocar no microondas para saborear!

Os kits já vêm com 10 pratos que priorizam alimentos naturais, sem glúten, sem leite e derivados, planejados para uma dieta de 900 kcal/dia. Além de leves, as refeições são extremamente saborosas e variadas para você não enjoar da dieta detox.

Olha só algumas opções de pratos do kit detox:

  • Espaguete de Pupunha ao Funghi
  • Linguado na Baroa
  • Almôndegas de Frango com Jardineira
  • Sopa de Milho com Frango e Couve

Também é interessante conhecer os kits de sopas detox, com opções deliciosas preparadas com cenoura, aipo, abobrinha, repolho e outros ingredientes naturais.

E o mais legal: você pode pedir sem sair de casa. No site da Congelados da Sônia você pode consultar todo o cardápio, incluindo as opções de kits prontos para dieta detox. Também é possível baixar o app para fazer a sua encomenda de forma ainda mais simples.

Clique aqui para conhecer o site e ver como é fácil manter uma alimentação saudável e equilibrada, com qualidade e praticidade.

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta