
Esclarecimento sobre o uso de glutamato monossódico em nossas refeições
Receber o feedback de quem compra um produto, ou utiliza um serviço, é muito importante para o crescimento e consolidaç&ati
Leia maisDurante as baixas temperaturas é super comum sentir uma queda na imunidade, pois nós acabamos comendo mais comida cozida, gorduras e lactose do que alimentos crus. Por isso cuidar da saúde no inverno é muito importante porque além de desfrutar das delícias que as estações mais frias podem oferecer você precisa repor os pré-bióticos e pró-bióticos do seu organismo.
De uns tempos para cá, o consumo de uma dieta de alimentos exclusivamente crus entrou na moda, com a suposição de que ela seria mais saudável do que qualquer outra. Será mesmo verdade? Se você quer saber mais sobre a Dieta Antigripal, quais alimentos podem te ajudar a manter o corpo sempre saudável continue lendo esse artigo! Porque nós vamos te ensinar mais sobre o tema.
De acordo com o DECO — Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, esses medicamentos combinam substâncias ativas, incluindo anti-histamínicos, descongestionantes, paracetamol ou ácido acetilsalicílico, vitamina C e cafeína. Podem ser comprados sem receita médica, mas não são recomendados, pelas seguintes razões:
têm vários princípios ativos, logo o risco de efeitos adversos é maior, sem aumento de eficácia;
podem incluir uma substância contraindicada para o paciente, que pode tomá-la sem perceber;
existe a possibilidade de sobredosagem, se tomar outro medicamento com um princípio ativo presente no antigripal;
se o doente não apresentar todos os sintomas que o fármaco trata, acaba por tomar medicamentos sem necessidade;
a dose de certas substâncias é inferior à recomendada.
#Dica de saúde da Sônia: Consulte sempre seu médico antes de tomar qualquer medicamento, evite a automedicação. A melhor maneira de cuidar da sua saúde não são remédios para os sintomas, mas sim reforçar o sistema imunológico através de uma alimentação correta e saudável.
Agora você deve estar se perguntando: se não posso me auto medicar durante a gripe, quais alimentos podem ajudar a melhorar? De acordo Terapeuta Natural Márcia Lacerda, do blog Medicina Natural o primeiro passo é hidratar-se, pois isso irá “manter as suas vias aéreas úmidas os vírus vivem melhor em ambientes secos.” Há ressalvas também quanto a temperatura. Evite água gelada, se possível ingira apenas água mineral.
A terapeuta aponta ainda que existem diversos “alimentos que estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam seu funcionamento”, e aqueles que vem ser evitados. Confira dicas do que fazer durante a Dieta Antigripal:
Evite leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite, pois o ele produz muito muco e dificulta a cura;
Iogurte natural de Kefir é uma ótima alternativa de probiótico;
Inclua bastante cebola fresca e crua, ela ajudará a eliminar as bactérias;
Use e abuse do alho que é excelente pré-biótico. Se você não gosta do sabor experimente as suas versões em cápsulas;
Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno, tais como cenoura, damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve e alimentos ricos em zinco;
Adote uma Dieta Vegetariana durante a gripe;
O cogumelo Shiitake também é um excelente anti-viral, assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe;
Fique longe de alimentos ricos em gordura, tais como carnes vermelhas e derivados pois eles deprimem o sistema imunológico);
Evite óleo de milho ou de soja que são óleos vegetais poli-insaturados.
#Dica de higiene da Sônia: Mantenha suas mãos sempre bem limpas e evite a contaminação.
Esse ponto diz que alimentos cozidos passam a ter uma quantidade mais de antioxidantes, como o betacaroteno e a luteína. O betacaroteno é um poderosíssimo antioxidante, que quando está no nosso corpo se transforma em vitamina A. Já o licopeno é mais facilmente absorvido em alimentos cozidos do que em alimentos crus. Ele ajuda a combater o risco de cardiopatias e câncer de próstata. Confira os dados a respeito:
“Estudos mostraram que cozinhando tomates você reduz a quantidade de vitamina D em 29%. No entanto, em compensação, duplica a quantidade de licopeno. Essas pesquisas indicam que eles se tornarão mais nutritivos depois de cozidos, e não o contrário. Além disso, outras análises indicaram que o cozimento de alimentos torna os seus antioxidantes mais fortes. E isso especialmente em vegetais e legumes, como cenouras, brócolis e abobrinha.”
Vale dizer que a importância dos antioxidantes para o organismo é enorme. Especialmente porque eles conseguem combater moléculas conhecidas como radicais livres, que causam danos às células, abrindo a porta para o desenvolvimento de doenças crônicas graves.
Isso vai variar de comida para comida. Não existe uma dieta que seja perfeita se nela as palavras de ordem não forem equilíbrio e variedade. Sendo assim, existem alimentos que vão bem cozidos e outros que podem ser consumidos crus, sem problema nenhum. Confira a lista elaborada pela Doutor Nature:
Brócolis – quando são consumidos crus têm três vezes mais sulforafano do que cozidos. Esse composto é excelente, pois ajuda no combate ao câncer;
Repolho – quando é cozido não tem os compostos que combatem a enzima mirosinase, presentes na sua composição. Então no caso dele ser cozido, é melhor que isso seja feito em períodos bem curtos;
Cebolas – quando consumidas cruas possuem agentes que contribuem para a prevenção de doenças cardíacas;
Alho – Têm um composto de enxofre quando está cru que não continua lá quando é cozido. Esse composto é anticancerígeno.
Aspargos – quando cozidos têm suas paredes celulares fibrosas mais maleáveis, se tornando mais ricos em ácido fólico e vitaminas A, C e E;
Cogumelos – quando cozidos conseguem degradar um composto conhecido como aghartina, que é cancerígeno. A partir do cozimento eles liberam um excelente antioxidante;
Espinafre – possui nutrientes como o ferro, o magnésio, o cálcio, e o zinco, que se tornam muito mais disponíveis a partir do seu cozimento;
Tomates – quando cozidos passam a ter um oxidante maravilhoso, conhecido como licopeno;
Cenouras – quando cozidas contém muito mais betacaroteno do que uma cenoura crua;
Batatas – quando cozidas são mais facilmente digeridas do que uma batata crua;
Leguminosas – quando estão cruas possuem toxinas, que podem fazem mal à saúde;
Carne, peixe, frango e ovos – quando crus possuem bactérias e microorganismos extremamente danosos ao organismo, que podem causar doenças e matar.
Comidas cruas não são necessariamente mais saudáveis que comidas cozidas. Isso depende de cada alimento e da sua composição. Em alguns casos, o alimento cru é melhor e em outros ele pode ser fatal. Por isso é preciso manter o cuidado e estar atento ao que você come. Se você quiser consumir alimentos que são cuidadosamente preparados e selecionados experimente os cardápios da Congelados da Sônia temos certeza que algum Kit será perfeito para você.
Receber o feedback de quem compra um produto, ou utiliza um serviço, é muito importante para o crescimento e consolidaç&ati
Leia maisAceitei o desafio de escrever esta matéria especial para o blog da Congelados da Sônia, falando sobre como montar um prato equilibrado.
Leia maisAlimento antigo, usado e consumido desde a época dos Faraós, o leite de cabra tem características nutricionais muito peculiares.
Leia mais