TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Alimentação

Dicas para manter uma boa alimentação em época de quarentena

A pandemia do coronavírus ainda não parece ter uma data para acabar. Por isso, estamos todos em isolamento social sem saber quando voltaremos a rotina normal. Por causa disso, é importante focar em questões como a alimentação em época de quarentena.

Para muitos, um dos principais aspectos a se considerar durante o isolamento social é a alimentação. Ela é vital para poder passar pela situação da melhor forma possível, especialmente quando não podemos contar com idas a restaurantes.

Mas como lidar bem com a alimentação em época de quarentena? Confira a seguir algumas dicas que vão ajudar nesse momento!

Preparar um cardápio de refeições com antecedência

Uma das melhores formas de lidar com a alimentação em época de quarentena é planejar um cardápio de refeições com antecedência.

Um dos benefícios desse planejamento é permitir que você saiba exatamente quanto de comida comprar para lidar com o período que ficará em isolamento social.

Por exemplo, se você não consegue fazer uma compra de mês, mas sim uma compra a cada duas semanas, foque em planejar o que vai comer nesse período.

No entanto, não considere apenas as refeições “principais”, como o café da manhã, o almoço e o jantar. Considere também os “lanches” entre os horários para não sucumbir à fome de ansiedade (falaremos sobre ela a seguir).

Siga horários definidos para a alimentação em época de quarentena

Um dos efeitos que a quarentena tem sobre nós é a perda da capacidade de lidar com os horários da nossa rotina antiga, especialmente se você não estiver trabalhando de home office ou estiver de férias da empresa.

Na prática, isso faz com que fiquemos mais tempo acordados durante a noite e fiquemos a dormir por mais tempo de manhã.

Isso pode afetar bastante o nosso relógio biológico e comprometer nossa saúde. Portanto, devemos evitar o comportamento.

O ideal é manter a mesma rotina alimentar que você tinha antes: tomar café, almoçar e jantar nos mesmos horários.

Opte por refeições mais leves na hora do jantar

Para ter uma boa alimentação em época de quarentena, é importante evitar comidas muito pesadas na hora do jantar. Isso significa focar mais em refeições leves à noite e deixar as proteínas mais pesadas para o almoço.

Por isso, foque em pratos com peixes e frangos no jantar, além de legumes. Evite carboidratos, como o arroz ou massas.

Já no almoço, você pode colocar sim um pouco mais de carboidratos positivos, como arroz integral, mandioca ou batata-doce.

Evite comer ultraprocessados na sua quarentena

Outro hábito negativo e que vem muito fácil na quarentena é pedir por junk food em aplicativos de entregas. Por exemplo, pizzas, hambúrgueres ou batata-frita.

É claro que é importante ter um pouco de conforto pela comida (falaremos sobre isso a seguir), mas é essencial evitar que a sua alimentação fique baseada em ingredientes ultra processados, como açúcar refinado, bolachas recheadas, macarrão instantâneo e outros.

Aproveite a conveniência dos aplicativos de entrega e peça por pratos mais saudáveis. Existem dezenas de restaurantes neles com opções caseiras, feitas com ingredientes orgânicos ou não-processados.

Tenha cuidado com a fome causada pela ansiedade de ficar em casa

Ficar em casa de quarentena é um cenário muito fértil para a ansiedade atacar, especialmente se não estivermos trabalhando no momento.

Por isso, é normal se descuidar da alimentação em época da quarentena por causa de algo chamado fome emocional, que é a vontade de comer quando estamos ansiosos ou deprimidos.

Essa fome costuma ir atrás de alimentos emocionais, como coisas bem gostosas como hambúrgueres, bolachas, salgadinhos, pizza e sorvete.

No entanto, não dá para viver uma vida baseada em esse tipo de comida, além do fato de que a ansiedade não vai passar. Com tantas notícias sobre o coronavírus, estamos constantemente ansiosos.

A solução para isso é seguir o planejamento de alimentação com horários regrados e optar por lanches com opções de fibras que trazem mais saciedade. Uma fruta, por exemplo, é uma ótima opção.

Além disso, é muito importante engajar em atividades que diminuam a ansiedade. Não tem a ver necessariamente com a alimentação, mas uma meditação, um exercício físico ou alguma atividade do tipo podem ajudar bastante a controlar o aspecto emocional.

Faça “eventos gastronômicos” em casa para sua saúde mental

Dito tudo isso, é fato que atravessar uma quarentena não é fácil. Estamos falando de isolamento longe até mesmo da família mais próxima, como pais e irmãos. É normal ficar deprimido, especialmente quando não vemos a luz no fim do túnel.

A comida é muito útil para lidar com a dor emocional. Por isso, vale a pena fazer pequenos eventos gastronômicos com quem mora na sua casa.

Por exemplo, uma vez a cada 15 dias não há problema em uma refeição como uma pizza ou algo do tipo. No entanto, existem outras opções também:

- cozinhar em conjunto;

- escolher um prato temático de algum país;

- testar uma receita nova.

Enfim, são muitas as ideias de eventos que podem ser realizados para trazer um pouco mais de alegria para a sua refeição.

E aí, aprendeu como lidar melhor com a alimentação em época de quarentena? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais e marque alguns dos amigos que também estão em isolamento social!

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Esclarecimento sobre o uso de glutamato monossódico em nossas refeições

 Receber o feedback de quem compra um produto, ou utiliza um serviço, é muito importante para o crescimento e consolidaç&ati

Leia mais

Prato equilibrado: o que é, quais nutrientes não podem faltar e como montar o seu

Aceitei o desafio de escrever esta matéria especial para o blog da Congelados da Sônia, falando sobre como montar um prato equilibrado.

Leia mais

Conheça o queijo de cabra!

Alimento antigo, usado e consumido desde a época dos Faraós, o leite de cabra tem características nutricionais muito peculiares.

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00