Dicas para manter a forma nas festas de final de ano

O final de ano é época de confraternização. Festas de encerramento de ano no trabalho, encontro com amigos e claro as festas de família. Todos esses encontros  são regados a muitas comidinhas e bebidas, mas como manter a dieta no meio de tudo isso? Essa é a pergunta que eu mais ouço dos meus pacientes.

Na verdade, não há uma resposta certa para essa pergunta. Como endocrinologista meu trabalho é o de orientar e pensar no o que o meu paciente comeu o ano inteiro e a partir desta observação faço um balanço onde obtenho a resposta. Como o balanço geralmente é positivo, eu até deixo que eles relaxem um pouquinho nesta semana de festas entre o Natal e o Ano Novo.

Mas vale lembrar que cada caso é um caso, portanto, sempre oriento, para todas as pessoas a seguirem algumas dicas, para que passem o final de ano sem cometer exageros. São elas:

  1. Tome muita água, evitando o excesso de bebidas alcoólicas, e para cada dose de álcool um copo de água.

  2. Negocie consigo mesmo: Peru, lombo, peixes, chester, tender são muitas as opções nesta época, então escolha apenas uma especialidade natalina, dê preferência a que mais lhe agrada. Senão, você acaba misturando todas essas comidas e claro abusando de todas também.

  3. Agora se você não consegue resistir a todos esses pratos a dica é: cuide do tamanho das porções. Comendo porções pequenas evitando o exagero, te permite apreciar uma variedade maior de pratos desta época do ano.

  4. No dia seguinte após as ceias de natal e ano novo, opte por consumir pratos leves como saladas. Frutas também podem ser consumidas e novamente beba bastante água. A hidratação é fundamental para o corpo e o bem-estar. abuse novamente.

  5. Volte à rotina, saia para caminhar, malhar, e não jogue fora as conquistas do ano que passou.

Ficou com alguma dúvida? Assista ao vídeo abaixo onde converso sobre o assunto com a atriz Ângela Vieira. E boas festas!

Saúde – Dicas para Natal e festas

Na véspera do Natal, Dra Clínica Silvia Bretz nos dá dicas.

Posted by Angela Vieira on Friday, December 23, 2016

 

silvia bretz

Dra. Silvia Bretz é Endocrinologista com especialização em Endocrinologia e Nutrição Médica.

Telefone para contato: (21) 3874 – 0500

Site: www.silviabretz.com.br

Email: atendimentoclini@silviabretz.com.br

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta