Dicas para emagrecer com saúde

O emagrecimento saudável é um fator chave para garantir a manutenção do peso a longo prazo. Mas ao adotar medidas drásticas, não há uma readaptação do organismo bem como da mente.

Logo, a tendência é que a pessoa retorne ao seu peso normal ou mesmo o ultrapasse em pouco tempo, causando o conhecido “efeito sanfona”.

Mas afinal, como obter um emagrecimento saudável? A resposta está no equilíbrio!

É preciso aliar alimentação adequada com atividade física, sono recuperativo, sociabilidade e até mesmo com o gerenciamento do estresse. Todos esses fatores juntos não auxiliam apenas na perda de peso, mas também na manutenção da saúde como um todo.

Na busca por um corpo saudável, muitas pessoas recorrem a dietas mirabolantes ou milagrosas que apresentam pouco resultado, ou passam o dia inteiro fazendo exercícios.

Contudo, para emagrecer com saúde é preciso ter equilíbrio em tudo que se faz, e todo exagero deve ser deixado de lado, pois pode trazer prejuízos a longo prazo para o organismo.

O déficit calórico

Junto ao equilíbrio que mencionamos, outro fator muito importante neste processo mais saudável de emagrecimento é o déficit calórico.

Cada indivíduo tem uma necessidade calórica diária para manter as suas funções vitais em repouso (respiração, batimentos cardíacos, funções cerebrais, etc.).

O déficit calórico surge a partir do momento em que se consome menos do que se é gasto, deixando assim o “corpo negativo” em calorias. Nestas situações, o organismo mobiliza os estoques de nutrientes (carboidratos e gorduras) para fornecer a energia necessária.

Para gerar esse déficit, podemos apenas diminuir as calorias ingeridas durante a alimentação, incluir ou aumentar a intensidade do exercício físico, ou associar os dois fatores.

Mas como fazer as pazes com a balança e ficar com a saúde em dia?

Confira algumas dicas que podem ajudar:

1 – Tenha uma alimentação equilibrada

Essa é a nossa principal dica para emagrecer com saúde! Você deve ter uma alimentação balanceada todos os dias. E alimentos integrais, frutas, verduras, sementes oleaginosas, legumes, água ou suco natural, carnes brancas e peixes, devem fazer parte da sua dieta de emagrecimento.

Estes alimentos têm todas as vitaminas e nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, além de serem extremamente saudáveis.

2 – Evite alimentos gordurosos, doces e refrigerantes

Não podemos negar que estes alimentos são uma verdadeira tentação no dia a dia, pois são muito saborosos. Mas se forem consumidos diariamente, podem fazer mal à saúde.

Além de contribuírem para o ganho de peso, frituras, doces e refrigerantes também podem levar ao aumento do colesterol e dos níveis de açúcar no sangue.

Além do ganho de peso, o consumo exagerado desses alimentos pode resultar em doenças do coração, pressão alta e diabetes.

3 – Faça exercícios físicos

Manter apenas uma alimentação balanceada não é o suficiente! Praticar atividades físicas aeróbicas, pelo menos três vezes por semana e uma hora de cada vez, também é necessário.

Afinal, o emagrecimento saudável é o resultado da combinação de exercícios com alimentação equilibrada.

E opções de exercícios não faltam: nadar, pedalar, correr, caminhar no parque, dançar, jogar tênis, dentre outros. Só não vale exagerar na dose e ficar o dia inteiro correndo ou pedalando.

4 – Carboidratos refinados, os vilões do emagrecimento

É preciso reduzir o consumo de carboidratos refinados, como pães, bolos, pizzas, macarrão e massas em geral.

Você deve dar preferência aos carboidratos integrais, que são mais saudáveis e dão mais saciedade, diminuindo a vontade de comer novamente. Mas lembre-se de não exagerar no consumo, pois o excesso é sempre prejudicial quando se deseja emagrecer.

5 – Acompanhamento nutricional

Cada pessoa tem necessidades nutricionais diferentes. Dessa forma, o melhor a se fazer quando se quer perder peso com saúde é realizar uma consulta com um nutricionista.

Este profissional vai fazer uma avaliação completa do seu estado clínico, conhecer seus objetivos e traçar um plano alimentar que esteja de acordo com suas necessidades diárias.

Um acompanhamento nutricional também é uma boa escolha rumo ao emagrecimento saudável!

Perder peso é sempre mais difícil do que ganhar. Mas com foco, determinação e muita atenção às nossas dicas, emagrecer poderá ser mais fácil do que parece.

 

Larissa Reis Coelho Amaro

Larissa Reis Coelho Amaro é Nutricionista Clínica formada em Modulação Intestinal.
Atendimento em consultório.
@nutri.larissaamaro

Deixe uma resposta