Dicas de alimentação para a rotina no novo normal

A pandemia é uma realidade em nossas vidas desde meados de dezembro de 2019. E desde essa época, a necessidade de se reinventar veio surgindo e fazendo cada vez mais parte de nossas vidas.

Você já parou para pensar em como a pandemia mudou os seus hábitos, principalmente alimentares? Você melhorou ou piorou seus hábitos?

A higiene pessoal e a limpeza dos alimentos são as principais medidas de prevenção do coronavírus. Higienizar os produtos e alimentos ao chegar da rua sempre foi um importante meio de proteção e cuidado.

Não é por acaso que uma das primeiras coisas que aprendemos na escola quando pequenos é a higienização das mãos, pois é exatamente através delas que temos o contato com superfícies, objetos e pessoas, ocorrendo assim, a proliferação de vírus e bactérias.

Nesta pandemia, em que reforçamos os cuidados com higienização e mudamos nossos hábitos, vimos como esta nova rotina é trabalhosa.
Durante a quarentena, muitas pessoas começaram a fazer seus próprios exercícios em casa e até mesmo descobriram novos talentos, como o culinário.

Ter a autonomia para preparar uma refeição e desfrutar desse momento é agradável e prazeroso!

Ninguém precisa ser um chefe na cozinha para saber cozinhar bem. Basta seguir as orientações de um profissional.

Durante os últimos meses, muita gente evoluiu! Alguns aprenderam a fazer arroz, outros inovaram nas receitas.

Teve até quem arriscasse virar um Chef de cozinha!

Muitos desenvolveram o hábito de se sentar à mesa para comer com a família. Isso foi e está sendo lindo!
Mas o que seguir? Como começar ou como evoluir? O que combina com você e com sua realidade? Um nutricionista pode te ajudar a escolher a dieta ideal para você e seu estilo de vida.
Vimos que alimentação é a base de todo o funcionamento saudável do nosso corpo, não só para a imunidade, mas também para qualidade de vida, energia, sono e etc! Para isso, é necessário que tudo o que está sendo consumido esteja favorecendo e estimulando a saúde.

Pensando nisso, que tal conferir dicas alimentares práticas e necessárias para melhorar a sua qualidade de vida?

Dicas alimentares

  • Higienize todos os alimentos ao comprar! Lembre-se: o vírus é invisível ao olho nu, e sua forma de contaminação é através da boca, saliva e nariz.
  • Mude os hábitos alimentares! Prefira sempre alimentos e temperos naturais. Coma comida de verdade. Desembale menos. Veja os ingredientes dos produtos, quanto menos melhor.
  • Evite doces, refrigerantes, frituras e excessos de sal e conservantes.
  • Busque prazer na alimentação! Ela é sua maior e melhor fonte de energia, além de ser poderosa para sua saúde.
  • Mastigue bem os alimentos! Ao fazer isso, você estará ajudando o seu corpo no processo de absorver, digerir e metabolizar os nutrientes.
  • Procure orientações e informações de um nutricionista! Somente este profissional é capacitado para te ajudar a fazer novas escolhas, a ter resultados positivos para sua saúde e a alcançar seus objetivos.
  • Não busque informações em lugares e sites suspeitos! As fake news são influências ruins e inseguras.
  • Escolha a dieta que combine com você e com o seu estilo de vida! Não tente fazer mudanças mirabolantes para se frustrar depois.
  • Faça atividade física regularmente da maneira que puder. Busque atividades prazerosas e procure evoluir sempre!
  • Beba água, preferencialmente mais de dois litros por dia! Aposte em chás gelados, águas aromatizadas, etc.

Enfim, se cuide e acredite no poder da alimentação!

A evolução pode ser diária, a cada semana ou mês. O que importa mesmo é mudar!

Por Flavia Ramos – Nutricionista

Deixe uma resposta