24 fevereiro, 2012
Diabetes: como montar um prato saudável
Para começar a entender o tema de hoje é necessário saber o que é a diabetes. A diabetes é uma disfunção do metabolismo em que o pâncreas produz pouca insulina ou as células não respondem da forma esperada à insulina produzida. A insulina transporta a glicose do sangue para as células do corpo.
Quando ocorre essa disfunção a glicose vai direto para a urina sem que o corpo se aproveite dela. Ou então fica no sangue e aumenta o que chamamos de glicemia (concentração de glicose) e também não é aproveitada pelas células. Com isso, o corpo perde sua principal fonte de combustível.
Além de causar diversos sintomas como cansaço extremo, náusea, aumento da quantidade de urina, sede além do normal, perda de peso, visão embaçada, infecções frequentes, a diabetes tem outros sinais graves, como: dificuldade de curar cortes e machucados, coceira na pele (geralmente na área vaginal ou da virilha), perda da visão e impotência podendo até levar à morte por ser uma doença autoimune.
As pessoas que sofrem de diabetes necessitam ter uma dieta balanceada e devem estar sempre de olho ao índice glicêmico (IG), que indica a velocidade com que o açúcar vai parar na circulação assim que ingerimos algo.
Os alimentos com IG alto (maior que 70) indicam que o alimento será digerido rapidamente. Já os alimentos com baixo IG (menor que 55) causam o efeito inverso, ou seja, serão digeridos lentamente, liberando a glicose aos poucos e mantendo a glicemia mais equilibrada.
A preferência, então, deve ser por alimentos com baixo IG, porém lembrando que os de alto IG não podem ser excluídos. O ideal é conhecer o índice glicêmico dos alimentos e fazer com que eles sejam balanceados na dieta.
A Dieta da Sônia é ideal para quem sofre com este tipo de problema.
Acesse o site, conheça todos os índices glicêmicos dos nossos pratos e mantenha-se saudável.
E para conhecer outras informações sobre a diabetes, acesse o site da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Notícias relacionadas