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Dicas saudáveis

Dia Mundial do Coração (29 de setembro): Alimentação para manter seu coração saudável

Quem deseja manter a saúde do coração necessita aumentar a frequência de certos alimentos no cardápio. Para a garantia do efeito benéfico, os nutrientes certos precisam ser inseridos ao longo da semana e em quantidades balanceadas. Pode-se dizer que alimentos frescos, como frutas, legumes, vegetais, além de óleos e gorduras vegetais de boa qualidade, como o azeite, óleo de girassol, canola, amêndoas, linhaça, castanha do Pará ajudam a proteger a saúde cardíaca e equilibrar todo o organismo. Os peixes de água fria, como o salmão, sardinha, também são favoráveis.

Recomenda-se um cardápio variado. O ideal é consumir todos os grupos de alimentos em quantidade e frequência ajustada ao perfil de cada um (crianças, mulheres, idosos, grávidas) com a finalidade de manter o organismo nutrido e ajudar a diminuir riscos de doenças e prevenir outras. A variedade no prato é a chave para uma boa alimentação, manutenção da saúde e prevenção de doenças.

Para os pacientes hipertensos, alimentos ricos em sódio devem ser consumidos com moderação, mas antes de listar os alimentos críticos é bom alertar quanto ao uso do saleiro á mesa. Na maior parte das vezes usa-se o sal no impulso, adicionando a refeições que já estavam suficientemente salgadas. É necessário reprogramar o paladar e criar o hábito de abusar de ervas e condimentos naturais para fazer a vez do sal.

Alerta-se que mortadelas, linguiças, presuntos, salsichas, salames, defumados e embutidos, de uma maneira geral, são alimentos críticos para quem precisa controlar a pressão arterial. Outros alimentos como biscoitos, massas e molhos industrializados; queijos curados, como o parmesão, provolone; conservas, como picles, azeitonas, aspargos, palmitos também devem ser evitados. Já o consumo de água não deve ser esquecido, uma vez que regula muitas funções do corpo humano.

Para os que sofrem de hipotensão, é recomendável não pular refeições e manter uma alimentação saudável com a presença de frutas frescas, vegetais cozidos e crus, proteínas magras, queijos, pão integral. Mas ao contrário do que muitos imaginam não se deve abusar do sal. É importante procurar o médico para confirmar este quadro ou até mesmo investigar uma possível anemia ou outra complicação de saúde com sintomas parecidos.

De acordo com a Sociedade brasileira de cardiologia, o ideal de consumo de sal está entre 1,8 g e 2,3 g ao dia. Para entendimento, o sódio está contido no sal de cozinha e cada 1 grama de sal contém 400mg de sódio. Mas existe o sódio inerente aos alimentos, por isso é importante não exagerar no sal adicionado. Então, é importante ficar de olho nos rótulos e estar sempre atento à quantidade de sódio, à presença de glutamato monossódico e outras substâncias sódicas.

Os pratos da Linha Light do Congelados da Sônia são ideais para quem precisa emagrecer ou manter o peso ideal, eles possuem variedade. Desta maneira, terá frequência de alimentos certos na dieta e qualidade nutricional, com calorias reduzidas e a presença de vegetais. Para quem precisa seguir uma alimentação mais direcionada a saúde do coração, deve escolher entre os pratos sinalizados com o selo Amigos do coração. Estes atendem aos seguintes parâmetros (por refeição): até 1200mg de sódio; possuem até 100mg de colesterol; baixo em gordura total e baixo teor de gordura saturada.

Confira abaixo os DEZ mandamentos da Sociedade Brasileira de Cardiologia para evitar as doenças cardíacas e manter uma vida saudável:

1 - Diga não à obesidade e controle o seu peso; 2 - Consulte o seu médico periodicamente; 3 - Meça a sua pressão arterial com frequência; 4 - Diga não ao fumo; 5 - Verifique a quantidade de sal nos rótulos dos alimentos; 6 - Diga não ao sedentarismo. Pratique esportes; 7 - Escolha bem os alimentos; 8 - Saiba se é diabético e se tem colesterol alto; 9 - Evite o estresse; 10 - Ame a vida e o seu coração.
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