TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Dicas saudáveis

Descubra dez alimentos desintoxicantes

Reserve um tempo para iniciar uma alimentação com efeito desintoxicante no seu organismo. Comece adicionando alimentos ou grupos de alimentos que contribuam para este objetivo. Escolha um deles por vez e inclua o escolhido em pelo menos 2 refeições do dia. As frutas podem ser consumidas nas saladas, nos sucos e nas sobremesas. Já as hortaliças podem virar sucos, sopas ou saladas variadas. Sugerimos o consumo no café da manhã e nas grandes refeições (almoços e jantares), sempre pensando na qualidade nutricional dos alimentos. O mais importante é criar um hábito de consumo desses alimentos e direcioná-los para a desintoxicação. Algumas dicas de alimentos para você adicionar na sua rotina:

Couve-flor: É uma excelente fonte de vitaminas, minerais e oligoelementos, que tonificam as funções digestivas. Atua como normalizador do trânsito intestinal, é diurética e depurativa, auxilia na eliminação de edemas (retenção de líquidos) e substâncias residuais presentes no sangue.

Alcachofra: Contém Cinarina que atua nas células do fígado incrementando a produção da bile e facilitando a secreção pela vesícula biliar. A bile secretada após a ingestão de alcachofra é mais fluida, o que descongestiona o fígado. Dessa forma, favorece a função desintoxicante do fígado, potencializando a neutralização e eliminação de toxinas. A Cinarina também eleva a produção de urina e a eliminação de ureia.

Cebola: Seus sais minerais se transformam em substâncias alcalinas no sangue favorecendo a eliminação de substâncias residuais. A alcalinidade promovida pela ingestão de cebola estimula a desintoxicação realizada pelo fígado e aumenta o volume de urina facilitando a eliminação de resíduos.

Uva: Ativa a função de desintoxicação do fígado, aumentando a produção de bile. Ela estimula o funcionamento intestinal e equilibra a flora intestinal. Têm ação diurética e alcalinizante, razões pelas quais incentiva a eliminação de ácido úrico.

Maçã: Contém pectina, fibra solúvel que retém água e substâncias residuais, contribuindo para a eliminação das toxinas, ou seja, age como um regulador intestinal. Possui ácidos orgânicos que se convertem em substâncias com efeito depurativo, renovador da flora intestinal e que previnem fermentações intestinais.

Ameixa: Possui fibra vegetal do tipo solúvel, composta em sua maioria por pectina, que absorve água no intestino, agindo como um laxativo natural. Contém Diidroxifenilisatina que estimula os movimentos peristálticos, favorecendo o trânsito intestinal. Além disso, também é suavemente diurética, depurativa e desintoxicante.

Aipo: O seu óleo essencial possui ação diurética eficaz, seu consumo aumenta a eliminação de urina e substâncias residuais como ureia e ácido úrico. Contém sais minerais que contribuem para remineralização e depuração do sangue, por isso é recomendado para pessoas com ingestão elevada de proteína animal. É indicado para auxiliar na redução de edemas (retenção de líquidos), pois é rico em potássio.

Melão: É rico em água, fonte de vitaminas e sais minerais, age como hidratante, remineralizante, alcalinizante, diurético e laxante. O consumo de melão enriquece o sangue com vitaminas e sais minerais. Além disso, favorece a depuração realizada pelos rins, melhorando a eliminação de substâncias residuais e toxinas presentes no organismo.

Berinjela: Entre as vitaminas encontradas destacam-se as do complexo B e a vitamina C. Os minerais presentes em maior quantidade são potássio, cálcio e ferro. Tem função diurética, por isso, aumenta a produção de urina e estimula a filtração renal. É digestiva, já que favorece a função biliar e a produção de suco pancreático. Age como um laxativo suave, devido ao seu conteúdo de celulose (um tipo de fibra vegetal).

Laranja: Possui quatro antioxidantes de grande eficácia e que se potencializam mutuamente: A vitamina C, a quercetina (um flavonoide), a provitamina A e o ácido fólico. O resultado é um potente efeito antioxidante. O ácido fólico auxilia no desenvolvimento  funcional das células defensoras. Contribui para vencer a prisão de ventre, já que contém fibra vegetal que estimula o peristaltismo (movimentos do intestino).

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Light ou diet? Eis a questão de muita gente que deseja emagrecer

Outra dúvida muito comum entre os que não veem a hora de perder uns quilinhos e ficar com a saúde em dia e de bem com a pró

Leia mais

Cardápio Saudável para a Melhor Idade

A dieta saudável está indicada em todas as idades, mas é um fator ainda mais importante para a terceira idade. Pensando nessa

Leia mais

Que adoçante devo usar?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre que tipo de adoçante devem usar. Também é comum ouvir comentários sobre ev

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00