Deixe o mau humor de lado através da alimentação

Alimentação saudável

Acordou mal? Está muito estressado no trabalho? Saiba que através da alimentação você pode melhorar o seu humor e ter um dia muito melhor. Quando não estamos bem, logo pensamos em comer muito chocolate para melhorar o dia. É verdade que ele ajuda, mas é possível espantar o mau humor com alimentos saudáveis. Quer ver?

Não é feitiçaria, é ciência. Cada vez mais estudos provam que a composição dos alimentos que você ingere pode afetar o funcionamento do seu cérebro e modificar seu humor sim. Afinal, o que existe nesses alimentos para que você se sinta melhor? Para te ajudar, listamos o que cada grupo alimentar ou nutriente específico pode fazer para te deixar de bom humor:

1. Proteínas: Aumentam seu estado de alerta. Os alimentos ricos em proteínas, quando digeridos, podem aumentar a produção de dopamina e adrenalina no organismo, contribuindo para aumentar a energia e o estado de alerta. Não deixe de fora da sua dieta: peixes, carnes, aves, ovos, legumes, queijos, leite e/ou tofu.

2. Carboidratos: Ajudam a relaxar e diminuir o estresse. Eles são capazes de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, produzir sensação de calma e até induzir ao sono. É aí que entra o chocolate. Você também pode comer pães e biscoitos integrais, massa integral, arroz, cereais e frutas. Tudo sem exagero!

3. Ácido fólico: Pequenas quantidades já são suficientes para melhorar o humor. Você pode encontrá-lo no espinafre cozido ou no suco de laranja.

4. Selênio: A carência dessa substância pode deixar as pessoas mais irritadas, ansiosas e depressivas. Invista nas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), atum, semente de girassol, cereais integrais.

5. Ovos: Melhoram a memória e a concentração. A falta deste componente pode comprometer a memória e a concentração. Pode incluí-los no seu plano alimentar, mas sem excessos.

6. Vitamina B6: É um ingrediente necessário na produção de serotonina, que ajuda no bom humor. Bananas, batatas, uva passa e cereais integrais são exemplos de alimentos que podem ser incluídos na sua dieta.

7. Cálcio: Reduz a irritabilidade e nervosismo em mulheres na TPM. Aconselha-se ingeri-lo com regularidade, todos os dias. Para obter o cálcio naturalmente coloque leite, iogurte e queijos nas suas refeições.

8. Camomila: Acalma e diminui a ansiedade. Para potencializar o seu efeito calmante, coloque um pouco de mel.

9. Magnésio: Mais uma substância envolvida na regulação da serotonina e, por isso, ajuda a controlar o humor. Cereais integrais e frutas secas são ricos em magnésio.

Agora você já tem uma lista enorme para ter uma alimentação balanceada que vai te deixar com o humor pra lá de bom!

 

Fonte: Site Minha Vida

 

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta