logoblog

Cupuaçu: fruta amazônica riquíssima em nutrientes dá origem a sucos e sobremesas saborosos, além de chocolates e outros produtos

Trata-se de uma fruta com um nome bem apropriado. De origem indígena, seu nome significa “parecido com o grande cacau”, e ambas as frutas são do mesmo gênero.

Geralmente consumido em sucos e sobremesas de cheiro forte e sabor inconfundível, o cupuaçu reúne, em sua polpa, um conjunto de valiosos nutrientes – o potássio, que ajuda a regular a pressão arterial; o ferro, que assegura a saúde dos glóbulos vermelhos; o selênio, um poderoso antioxidante capaz de retardar o processo de degeneração das células; a vitamina C, uma aliada contra infecções oportunistas; e a pectina, um tipo de fibra solúvel que ajuda a manter bons os níveis de colesterol.

Já suas sementes, ricas em gorduras, servem de base para uma série de produtos que fornecem energia para o nosso organismo. Um deles é o “cupulate”, o chocolate feito com as sementes do cupuaçu.

Engenheiros de alimentos vêm trabalhando também na formulação de uma bebida láctea, rica em proteínas, feita com as sementes dessa fruta amazônica.

Postagens Relacionadas

5 Respostas

  1. Tânia souza
    | Responder

    Gosto muito do suco com leite,um delícia nossa Amazônia só tem coisas Boa estou e Brasil Blz pura.cupuaçu, Assaí, guarrana do Amazonas não tem igual.

  2. elildes
    | Responder

    gostei muito eu moro numa região onde tem muito cupuacu e ainda não tinha conhecido a história dele adorei

    • Congelados da Sônia
      | Responder

      É uma delícia mesmo, Elides!

  3. Gostei muito do site, foi muito valiosa para minha pesquisa. parabéns

    • Congelados da Sônia
      | Responder

      Olá, Jaciara!
      Muito obrigada! Que bom que conseguimos te ajudar. O nosso objetivo é exatamente esse!

      Mais uma vez obrigada!
      Att,
      Equipe Congelados da Sônia.

Deixe uma resposta