Categorias:
21 março, 2011
Cupuaçu: fruta amazônica riquíssima em nutrientes dá origem a sucos e sobremesas saborosos, além de chocolates e outros produtos
Trata-se de uma fruta com um nome bem apropriado. De origem indígena, seu nome significa “parecido com o grande cacau”, e ambas as frutas são do mesmo gênero.
Geralmente consumido em sucos e sobremesas de cheiro forte e sabor inconfundível, o cupuaçu reúne, em sua polpa, um conjunto de valiosos nutrientes – o potássio, que ajuda a regular a pressão arterial; o ferro, que assegura a saúde dos glóbulos vermelhos; o selênio, um poderoso antioxidante capaz de retardar o processo de degeneração das células; a vitamina C, uma aliada contra infecções oportunistas; e a pectina, um tipo de fibra solúvel que ajuda a manter bons os níveis de colesterol.
Já suas sementes, ricas em gorduras, servem de base para uma série de produtos que fornecem energia para o nosso organismo. Um deles é o “cupulate”, o chocolate feito com as sementes do cupuaçu.
Engenheiros de alimentos vêm trabalhando também na formulação de uma bebida láctea, rica em proteínas, feita com as sementes dessa fruta amazônica.
Notícias relacionadas