Cultivar em casa: uma alternativa saudável para o corpo e a mente
Categorias:

2 agosto, 2012

Cultivar em casa: uma alternativa saudável para o corpo e a mente

Uma das formas de levar uma vida saudável é inserir alimentos orgânicos em nossa dieta diária, mas nem sempre isso é possível pelo preço salgado do mercado, diante disso, algumas pessoas optam por cultivar os próprios alimentos. Essa criativa ideia faz bem não apenas para o organismo, mas até mesmo para a cabeça, já que o cultivo de plantas é uma tarefa prazerosa e gratificante.

Claro que nem todos possuem muito espaço sobrando em casa, mas existem diversas maneiras de aproveitar esses ambientes mal utilizados, por exemplo, a plantação piramidal, a utilização de garrafas pets ou até mesmo a utilização de calha PVC podem ser formas criativas e bem eficazes para você começar a produzir alimentos orgânicos no conforto da sua casa.

A dica é cultivar uma horta com temperos frescos e com, pelo menos, dois tipos de vegetais que sejam de fácil manejo e adaptáveis ao clima da cidade. Porém, o mais importante é plantar seus vegetais e temperos preferidos, assim você terá mais satisfação quando levá-los à mesa. Outra dica importante é não expandir muito a variedade, do contrário você pode não dar a devida atenção para plantação escolhida.

Uma das vantagens de produzir alguns nutrimentos em casa é saborear o alimento recém-colhido e isso é ótimo, não só pelo sabor, mas pelo seu maior valor nutricional e pela atividade sensorial que você desenvolve ao sentir o cheiro e a textura do vegetal, isso é prazeroso e incentiva o consumo, inclusive para aqueles que não tem o hábito da boa alimentação.

Independente do tamanho da sua varanda sempre é possível achar vegetais para saladas e temperos frescos que se adéquam ao seu espaço disponível. Alternativas como cultivar tomilho, salsa, cebolinha, hortelã, alecrim, manjericão e pimentas em jardineiras ou tomate, alface e agrião em espaços maiores, são ótimos para saúde e para própria decoração da casa.

Veja alguns alimentos que você pode cultivar em casa e dicas bem legais para que dê tudo certo!

Tomate: mantenha a terra sempre úmida, irrigue as plantas a cada dois ou três dias. Boa incidência de sol também é recomendada, pois evita o desenvolvimento de plantas finas e quebradiças. O tomateiro apresenta bom crescimento quando no mesmo canteiro são plantadas ervas aromáticas.

Alface: existem vários tipos, lisa, roxa, americana, todos podem ser cultivados em casa. As sementes devem ser semeadas num local com profundidade de 1 centímetro. Após cinco dias elas brotarão e deverão ser transferidas para outro local assim que tiverem tamanho aproximado de sete centímetros. As mudas devem ser cultivadas em jardineiras ou caixotes, desde que tenham 25 centímetros de altura.

Agrião: é uma planta rústica, resistente e fácil de cultivar, porém precisa de muita água limpa disponível e a irrigação deve ser feita diariamente. A germinação das sementes deve ser feita da mesma forma da alface.

Saiba mais em Do jardim para a mesa: tipo de solo, plantio, adubação, rega e hora certa da colheita. Tudo o que você precisa saber para ter uma horta em casa.