Categorias:
30 junho, 2015
Culinária brasileira - um mix de sabores e temperos
Repleta de sabores e temperos, a culinária brasileira atual é uma mistura dos costumes alimentares dos povos indígena, português e africano.
Antes do país ser colonizado pelos portugueses, os índios já consumiam alimentos que estão presentes na nossa mesa: peixes, frutas e mandioca. Nossos colonizadores ibéricos ficaram encantados com essa raiz e também com os crustáceos, caças, molúsculos, pimentas amarela e vermelha, abóbora e caldo de peixe.
Os indígenas também usavam a mandioca para fazer uma bebida conhecida como caixir ou caissuma. O líquido, feito pelas mulheres, era enterrado para que fermentasse e ganhasse teor etílico. Para produzir vinhos, os nativos usam frutas como jenipapo, ananás e caju.
Um dos detalhes mais curiosos sobre a alimentação indígena é a maneira como eles extraíam o sal. Engana-se quem pensa que era da água do mar. Os índios queimavam os troncos das palmeiras até se transformarem em cinzas, que eram fervidas para obter o tempero.
A contribuição portuguesa para essa mistura não foi pequena. Frutas conhecidas, como manga, jaca e fruta-do-conde foram trazidas com eles, além de agrião, couve, cebola, alho, coentro e salsa.
Os negros foram responsáveis por trazer uma das fruta mais comuns na alimentação brasileira: a banana. Além dela, vieram o arroz, a cana-de-açúcar, o coqueiro, o azeite de dendê e a pimenta malagueta.
Tudo isso poderia ter resultado em uma bagunça, mas esse mix de influências deu samba. A culinária e a cultura brasileira estão entre as mais ricas do mundo!
Fonte: Grupo Executivo de Nutrição
Notícias relacionadas