Categorias:
20 abril, 2011
Cuidados na hora de comprar peixe
Muito consumido na Semana Santa, o peixe é um alimento que se deteriora facilmente, e por isso deve chegar ao freezer do consumidor o mais rápido possível. Sua importância nutricional não se limita ao teor proteico - o peixe é também uma importante fonte de vitaminas, minerais e determinados ácidos graxos, como os ácidos ómega 3 e 6.
Ao comprar peixe, é essencial que consideremos algumas características que indicam se ele está fresco ou não. Seguem algumas dicas:
. Cheiro: peixe freco quase não tem cheiro – se tiver, deve ser agradável, muitas vezes descrito como “cheiro de maresia”.
. Aspecto exterior: deve ser limpo e brilhante; a pele deve ser úmida e rija (se as escamas saírem facilmente, é sinal de que o peixe está alterado);
. Olhos: saltados e brilhantes; córnea transparente e a pupila negra e convexa.
. Guelras: devem ter cor avermelhada viva e não ter muco.
. Carne: não deve estar ressecada nem descolorada; deve ser firme (o que pode ser testado se a pressionarmos com os dedos - se deixar marca, é sinal que o peixe está alterado) e bem presa às espinhas.
. Vísceras: não devem ter mau cheiro nem mucosidade.
Os pedaços, as postas e os filés não dever ser cortados com muita antecedência. Quando for comprar peixe congelado, verifique se a embalagem está perfeita, sem cristais de gelo, com cheiro suave e fresco.
A descoloração, a mudança de cor ou os cristais indicam que o peixe pode ter sido descongelado e congelado novamente. Os filés à milanesa dever estar secos, nunca úmidos.
Notícias relacionadas