
9 fevereiro, 2012
Cuidado com o que você come na rua
Durante o carnaval passamos muitas horas na rua nos alimentando em diversos lugares e nem sempre as comidas são saudáveis. Devemos lembrar que principalmente nesta época não é aconselhável sobrecarregar o fígado, pois além de estarmos praticando exercícios físicos acima do normal, o calor também é excessivo.
A primeira dica básica é não ficar muito tempo sem comer e não beber de estômago vazio. Exclua dos pedidos certos ingredientes como molhos, queijos, bacon, cebola frita, frutos do mar. Além de serem muito gordurosos podem causar intoxicação alimentar.
Prefira os locais que seguem os padrões da ANVISA. Os produtos provavelmente devem estar em condições de conservação e a pessoa corretamente equipada, inclusive usando luvas.
Salgados: prefira os de forno sempre, pois você nunca tem como saber a qualidade do óleo que está sendo usado na fritura. A fritura já não faz bem à saúde, com óleo velho a situação fica pior.
O quibe é uma boa pedida, não leva manteiga nem ovos, é rico em proteína e muito gostoso também. Alguns lugares fazem quibe de soja, uma boa opção para os vegetarianos.
Entre os picolés e sorvetes, prefira os de fruta!
Se o desejo for comer um churrasquinho, evite coração de galinha e salsichão. Um é extremamente gorduroso e o outro é um embutido que além de gorduroso leva muito sal, que devem ser evitados pra quem busca vida saudável. Espetinho só o de carne, de preferência com molho à campanha que tem o vinagre que diminui o risco de surgimento de bactérias. Dispense a maionese, pois apresenta um grande risco de salmonelas. Para beber: água, água com gás, mates, guaranás naturais. Dispense os sucos em latas normais, prefira as versões light. Leia sempre o rótulo antes de consumir qualquer produto industrializado.
Confira algumas outras dicas:
Se você estiver em um botequim ou restaurantes tradicionais pode fazer as seguintes opções:
- Porção de palmito
- Filé aperitivo sem molho (para os carnívoros)
- Procure nos cardápios as opções de porções extras. Ex: porção de legumes, porção de purê de abóbora, porção de brócolis ao alho e óleo.
- Entradas e antepastos
- Saladas
- Sopas e caldos
- Empada de palmito (contém glúten, mas ao menos não é fritura, agride menos seu fígado)
- Filé de peixe grelhado
- Carpaccios
- Omeletes com legumes (pedir para usar só a clara)
- Arroz de brócolis - Se tiver porção de aipim frito, verifique se a porção pode sair cozida.
No Árabe:
- Arroz com lentilha sem cebola frita
- Húmus com pão árabe
No Japonês:
- Evite frituras e misturas do tipo queijo com peixe, ex: Hot Philadelfia.
- Peixe e queijo são duas proteínas distintas, uma não combina com a outra, atrapalha o processo digestivo.
- Salada de pepino
- Missô Shimeji/ Shitaki Sushis e sashimis
- Macarrão de arroz com legumes
* Só atenção ao molho Shoyo, dê preferência ao Shoyo Light e misture com um pouco d’água para dissolver.
Notícias relacionadas