TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Dr. João Curvo

Cozinha solidária

 
Parceiro da Sônia na Linha Lev&Zen, o Dr. João Curvo, nutrólogo dono de uma clinica que leva o seu nome, realizou na tarde desta quarta, 29, uma palestra de encerramento de mais uma Oficina “Cozinha Funcional Solidaria”, no Solar Bezerra de Menezes, em São Cristovão.
A palestra do médico, atual vice-presidente do Solar e idealizador da Oficina de Culinária,  teve como tema a primavera. Segundo o especialista, de acordo com a dietética chinesa, a estação das flores é o momento de renascer, de recriar planos e objetivos.
Renascer, para os chineses, pressupõe comer melhor (ter uma alimentação mais saudável), guardar menos rancores e se livrar dos preconceitos. Este é um ponto importante, porque há idosos jovens justamente porque têm a mente aberta, livre de preconceitos.
O médico também chamou a atenção para a necessidade de se cultivar o bom humor, que se irradia de forma positiva pelos ambientes. Para isso, segundo ele, é necessário dosar e conciliar deveres e prazeres.
É comum ouvir que as mulheres tendem a ficar mais mal humoradas do que os homens. A questão é que elas somam muitas obrigações e, na maioria das vezes, não ganham nem um “muito obrigado” por isso.
Após a palestra, o Dr. João Curvo entregou o certificado de conclusão as participantes, que, ao longo de três meses, em um total de 32 horas, tiveram aulas práticas e teóricas sobre receitas saudáveis com alimentos funcionais.
Nosso objetivo é mostrar que podemos ter uma alimentação com menos gordura, menos sal e menos açúcar. Elas saem com uma mensagem de que devem evitar frituras, empanados gordurosos e doces açucarados. Alem de proporcionar uma alimentação melhor para as suas famílias, elas também ficam credenciadas a atuar no mercado de trabalho como cozinheiras mais qualificadas – explica o Dr. João.
Quem tiver interesse em participar da nova Oficina, que começará em outubro, ou mesmo conhecer o belíssimo trabalho realizado pelo Solar Bezerra de Menezes, deve entrar no site da instituição (www.solarbezerrademenezes.org.br) ou ligar para 2580-4445. No processo de seleção das participantes, é dada preferência a mulheres de famílias com vulnerabilidade sócio-econômica. Todavia, seja na Oficina de Culinária ou em vários outros projetos realizados pelo Solar, ha um leque enorme de possibilidades de participação voluntaria e apoio solidário.
Nos próximos posts, falaremos mais da chegada da primavera, e o que isso significa para a filosofia chinesa. E você? Também pretende fazer da nova estação tempos de mudanças positivas para a sua saúde e para a sua vida como um todo?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
Dr. João Curvo é médico pós-graduado em Medicina Chinesa, Nutrologia e Estudo do Envelhecimento. Autor de livros como “A Dieta do Yin e do Yang – para Gordos, Magros e Instáveis”, “A Arte de se Cuidar”, “As Cinco estações do Corpo”, “A Alquimia dos Sabores”, “O Homem, a Mulher e o Tempo – Revitalizando a Chama da Vida” e “Nada Muito – Comer e Viver com Saúde e Prazer”. Ministra palestras e workshops sobre nutrição, longevidade e qualidade de vida. Consultórios no Rio de Janeiro (Barra e Ipanema) e em São Paulo (Cerqueira Cesar) Telefones: (21) 2493-3779 / 2512-0728 e (11) 99913-3779 - www.espacojoaocurvo.com
compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Primavera: hora de reciclar

"Em água corrente não para mosquito", diz um ideograma chinês. Primavera é o início do movimento que tem quatro esta

Leia mais

Fígado, o órgão distribuidor de energia

Gorduras e bebidas alcoólicas são os mais corriqueiros agressores que estagnam o fígado. O hábito de comer petiscos fritos

Leia mais

Reciclagem pessoal e o cultivo do bom humor

É bom experimentar a sensação de renascer a cada primavera. “Dar e não tomar com força”, “Recompe

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00