Categorias:
26 setembro, 2022
Cores das frutas: quais são os benefícios de cada uma?
Você sabia que as cores das frutas dizem muito a respeito de suas composições nutricionais? Mais do que pigmentação, as tonalidades agem de maneira diferente no corpo, trazendo uma série de benefícios para a saúde.
Em geral, as frutas são fontes de vitaminas e minerais, compostos bioativos, contribuem para manter uma boa hidratação e ainda auxiliam no controle da saciedade.
Incluir porções nas refeições é um hábito que melhora a imunidade e protege contra uma série de questões como osteoporose, queda de cabelo, perda de memória, envelhecimento da pele, doenças cardíacas e intestinais.
A seguir, vamos abordar sobre a relação das cores das frutas com seus benefícios para a saúde, além de mostrar a quantidade ideal e as melhores formas de consumo. Confira!
Quais e quantas frutas devem ser consumidas diariamente?
Segundo o Guia Alimentar da População Brasileira, do Ministério da Saúde, o indicado é que cada pessoa consuma pelo menos três porções de frutas ao longo do dia. Vale adicionar no café da manhã, nos lanches à tarde e até como sobremesa! O ideal é ter acesso à variedade entre os tipos e cores de frutas para garantir o suporte nutricional adequado.Cores das frutas e os nutrientes
- Amarelo e Laranja
- Azul e Roxo
- Branco
- Verde
- Vermelho
Formas de consumo
Apesar de serem fáceis de consumir em diferentes formas, a melhor opção é comer frutas em seu estado natural para não perder propriedades no preparo de sucos, compotas e geleias. A quantidade também importa. Para fazer um suco de laranja, a quantidade é muito superior do que uma porção comum da fruta. Em algumas dietas, isso pode interferir negativamente. Outro ponto de atenção sobre os sucos é o liquidificador, pois a utilização do aparelho pode acabar rompendo as fibras das frutas. Já as compotas e geleias devem ser consumidas com moderação devido à adição de açúcares. Porém, há opções que não precisam desse ingrediente. Mas lembre-se: nada substitui a fruta natural. Além das que já citamos, as frutas secas também são ótimas para adicionar no cardápio diário. Inclusive, misturar esse tipo com algumas frutas frescas pode melhorar a absorção de alguns nutrientes. Nesse sentido, vale experimentar uvas-passas, damascos, tâmaras e figos.Notícias relacionadas