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Dicas saudáveis

Conheça os quitutes saudáveis das festas juninas!

As festas juninas não precisam ser necessariamente inimigas das dietas, inclusive vários dos seus quitutes tradicionais possuem ingredientes que podem trazer benefícios à saúde. A grande questão é saber a medida certa e não extrapolar nessas delícias que normalmente levam muito açúcar e gordura no momento do preparo.

Não exagerando é possível comer pratos tipicamente juninos e ainda tirar proveito deles. O amendoim, por exemplo, tão presente nessas festas, é uma semente rica em nutrientes e minerais, além disso, possui caráter energético e ajuda na proteção de doenças cardiovasculares e no combate aos radicais livres. Por falar em alimentos que dão energia, o tradicional bolo de fubá é rico em carboidratos e bastante energético, assim como o doce de batata-doce e a canjica.

Mesmo alguns quitutes que levam muito açúcar podem ter ingredientes saudáveis, esse é o exemplo do doce de abóbora. Ele é uma rica fonte de beta-caroteno e possui alto teor de potássio, vitamina C e fibras. Os pinhões cozidos, embora ricos em calorias, também possuem fibras, minerais e proteínas, além de ser fonte de ômega 6 e 9. Por último, mas não menos importante, temos o milho, largamente utilizado nas festas juninas. Ele é rico em carboidratos, fibras e possui vitamina B1 (ótima para os músculos e o sistema nervoso), B2 (ajuda nosso metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídeos) e E (antioxidante).

Como vimos alguns pratos das festas juninas nos trazem benefícios, mas quem está querendo perder peso deve ter atenção e evitar ingredientes como leite condensado, leite de coco e muito açúcar, se possível escolha um prato light como o nosso arroz doce. Com moderação e sabendo escolher bem os alimentos ingeridos, é possível aproveitar as festas do período sem se perder em uma grande quantidade de açúcares e gorduras.

Confira duas receitas típicas das festas juninas que, além de gostosas, são saudáveis: - Creme de Aspargos - Canjica (versão light)

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