Conheça os benefícios do louro para a sua saúde

O louro é uma planta medicinal muito conhecida na gastronomia por seu sabor e aroma característicos. Porém, muito antes de serem usadas na culinária, as folhas de louro já eram conhecidas por seus fins medicinais, pois também podem ser utilizadas no tratamento de problemas digestivos, infecções, estresse e ansiedade, por exemplo.

Considerado um símbolo de imortalidade por permanecer verde durante todo o inverno, o louro tem como nome científico Laurus nobilis e pode ser comprado em praticamente todos os mercados e em algumas lojas de produtos naturais.

Para que serve o chá de louro?

A folha de louro, e consequentemente o chá, é rica em potássio, magnésio e vitaminas B6, B9 e C e possui ação diurética, antifúngica, antirreumática, anti-inflamatória, digestiva, estimulante, antioxidante e expectorante.

Assim, pode ser utilizada para ajudar no tratamento de diversas situações, como por exemplo:

  • Inflamações no fígado;
  • Cólicas menstruais;
  • Infecções na pele;
  • Dor de cabeça;
  • Gases;
  • Reumatismo;
  • Estresse;
  • Ansiedade.

Além disso, as folhas de louro são capazes de regular os níveis de açúcar no sangue, podendo ser utilizada para ajudar no tratamento da diabetes.

Esta planta medicinal também pode ser utilizada para tratar problemas de pele, como dermatite, sendo nesse caso recomendado o uso tópico. No entanto, é importante que seu uso seja orientado pelo médico, uma vez que pode levar a reações alérgicas.

Efeitos colaterais e contraindicações

O consumo das folhas de louro não é recomendado para mulheres em fase de amamentação ou grávidas, já que pode estimular o aborto.

Além disso, quantidades excessivas de louro podem causar sonolência, já que essa planta possui efeito calmante e é capaz de desacelerar o sistema nervoso, causando alterações gastrointestinais, cólicas abdominais e dor de cabeça, entre outros sintomas, quando consumida em grandes quantidades.

Devido à sua capacidade de controlar os níveis de açúcar, o consumo excessivo também pode diminuir muito os níveis de açúcar no sangue, causando hipoglicemia.

Por isso, é importante que o consumo das folhas de louro seja feito conforme a orientação do nutricionista, médico ou fitoterapeuta para que seja indicada a quantidade ideal que não resulte em efeitos colaterais.

Raquel Marques

Nutricionista Raquel Marques

CRN: 131 00 347

Nutricionista / Pós-Graduada em Nutrição Clínica /

Coach de Emagrecimento / Nutrição Funcional / Fitoterápico

Tel: (21) 96489-6393 – e-mail:contatonutri.raquelbarbosa@gmail.com

2 Respostas

  1. LUIZ CARLOS BEZERRA MARQUES
    | Responder

    Vou experimentar o chá, já que os benefícios são ótimos para saúde. Parabéns!

    • Fernanda Pimenta
      | Responder

      Oi Luiz, depois nos conte o que achou.
      Não esqueça de acessar nossas redes sociais para ter outras dicas!

Deixe uma resposta