Conheça os benefícios do abacate e a quantidade recomendada por nutricionistas
Categorias:

12 agosto, 2022

Conheça os benefícios do abacate e a quantidade recomendada por nutricionistas

O abacate é o fruto do abacateiro, nome popular dado à árvore Persea americana. O abacateiro é nativo da América Central, especialmente no México. No universo das frutas, o abacate é uma das que mais se destaca, afinal, pode ser usada no preparo de saladas, molhos, sucos, vitaminas, sorvetes e até mesmo em pratos típicos (como o guacamole, que tem origem mexicana). Essa fruta pode ser incorporada em dietas para perder peso e por pessoas que possuem diabetes, já que é rica em fibras que ajudam a aumentar a sensação de saciedade e a regular a absorção de açúcares a nível intestinal. No entanto, o abacate deve ser consumido em pequenas porções devido ao fato de ser uma fruta calórica. Em uma dieta equilibrada, consumir o abacate ajuda a proporcionar diversos benefícios para o organismo. Por isso, coma uma quantidade moderada sem culpa e desfrute das vantagens nutricionais do alimento. Tabela Nutricional do Abacate (100g) Calorias - 160 Kcal Carboidratos - 8,53g Proteínas - 2g Lipídios - 14,66g Gorduras Saturadas - 2,12g Gorduras Monoinsaturadas - 9,79g Gorduras Poli-insaturadas - 1,81g Fibras - 6,7g Potássio - 485mg O abacate é um alimento que já sofreu muitos julgamentos devido à quantidade de gordura, mas a maior parte delas são monoinsaturadas, ou seja, fazem bem para o organismo. Além do valor nutricional, ele contém fibras, vitaminas do complexo B, K e C, além de potássio e cobre.

Quais os benefícios do abacate para o organismo?

  • Previne o envelhecimento precoce

Os benefícios do abacate para a pele são principalmente combater estrias, rugas e celulite por ser rico em vitamina C, que ajuda na metabolização do colágeno, substância que dá firmeza à pele. Além disso, essa fruta também tem antioxidantes que ajudam a proteger e a evitar o envelhecimento das células da pele, conferindo maior elasticidade e deixando a aparência mais bonita e saudável.
  • Favorece o ganho de massa muscular

Quando consumido antes da atividade física, o abacate ajuda na formação de massa muscular, pois é rico em gorduras boas, o que proporciona energia ao organismo para realizar o treino, além de fornecer proteínas que favorecem a recuperação do músculo.
  • Fornece ácido fólico

O abacate é rico em ácido fólico e, por isso, o seu consumo regular ajuda a estimular a formação de células sanguíneas, como hemácias, plaquetas e glóbulos brancos, prevenindo e melhorando a anemia. Além disso, é uma excelente opção para ser incluído na alimentação de mulheres que pretendem engravidar ou que estão no primeiro trimestre de gravidez, pois o ácido fólico é uma vitamina que participa da formação do sistema nervoso do bebê, prevenindo o surgimento de algumas doenças.
  • Aumenta a hidratação e brilho do cabelo

Quando utilizado em máscara para o cabelo, o abacate aumenta a hidratação dos fios e favorece o seu crescimento. Isso acontece devido ao fato de ser uma fruta rica em gorduras, vitaminas do complexo B e E, fazendo com que o cabelo fique mais brilhoso e saudável.
  • Ajuda a emagrecer

É rico em fibras, permitindo o controle do apetite e evitando o consumo excessivo de alimentos, já que aumenta a sensação de saciedade e regula o açúcar no sangue.
  • Combate a prisão de ventre

Por ser rico em fibras, também ajuda a combater a prisão de ventre, já que aumenta o volume das fezes e favorece o trânsito intestinal. Além disso, é também importante que exista aumento do consumo de água para que as fezes fiquem mais hidratadas e suaves, favorecendo a sua saída.
  • Melhora o funcionamento cerebral

Um dos principais benefícios do abacate para o cérebro é melhorar a capacidade de memória, pois o ômega 3 estimula a circulação sanguínea e aumenta o potencial de concentração. Além disso, por ser rico em ácido fólico e magnésio, também ajuda na prevenção da depressão, demência e Alzheimer, pois participam da síntese de neurotransmissores que ajudam a melhorar não só a memória, mas também a concentração e a motivação.
  • Controla a pressão arterial

Fruta que possui boas quantidades de potássio e magnésio, minerais importantes que contribuem para reduzir a pressão arterial, uma vez que o potássio favorece a eliminação do sódio através da urina e o magnésio ajuda a aumentar a produção de óxido nítrico, um composto que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos.
  • Ajuda a regular o açúcar no sangue

Como o abacate é rico em gorduras boas, além de ser baixo em carboidratos e com boa quantidade de fibras, o que a torna uma excelente fruta para ser consumida tanto por pessoas que possuem pré-diabetes quanto por pessoas que têm diabetes, já que ajuda a regular a glicemia e a evitar que fique elevada.
  • Diminui colesterol total e LDL e aumenta HDL

O abacate é uma excelente fonte de ácidos graxos monoinsaturados em dietas destinadas ao tratamento de hipercolesterolemia, é rico em esteróis vegetais, que ajudam a diminuir o colesterol ao bloquear sua absorção na corrente sanguínea. O consumo do abacate mostrou redução dos níveis de colesterol total, triglicerídeos, colesteróis LDL e aumento do colesterol HDL (bom). Muita gente tem a ideia equivocada de que o abacate engorda, quando na verdade o problema está no consumo exagerado da fruta. De acordo com a nutricionista Raquel Marques, o abacate é um alimento bastante calórico e por isso deve ser consumido com moderação e orientação da sua nutricionista. Nenhum alimento sozinho tem o poder de te fazer engordar ou emagrecer.   Raquel Barbosa Marques Nutricionista CRN: 13100347 Nutricionista/ Pós-Graduada em Nutrição Clínica/ Coach de Emagrecimento/ Nutrição Funcional/ Fitoterápico Tel.: (21) 96489-6393 – e-mail: [email protected]