Categorias:
21 dezembro, 2020
Conheça o poder da alimentação, das vitaminas e dos suplementos, e como eles contribuem para a saúde dos cabelos
Em geral, as pessoas têm em mente que se ingerirem uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais, os cabelos não irão cair. Mas não funciona assim.
O desafio é constante, e alguns autores têm opiniões conflitantes sobre o assunto.
O couro cabeludo precisa de proteínas, minerais, vitaminas e outros elementos para produzir novos fios saudáveis e para a fixação dos mesmos.
Sabemos da importância das vitaminas e minerais no crescimento e função celular. Mas você sabia que estas substâncias também são fundamentais para os cabelos?
É fato que a suplementação é um importante recurso para manter o equilíbrio do organismo. Afinal, a deficiência dos suplementos pode levar à perda capilar.
Mas a ciência sugere que podemos obter grande parte desses suplementos através de uma boa alimentação.
Saber o que ingerir e conhecer a qualidade destes alimentos é fundamental para a saúde tanto do couro cabeludo quanto da fibra capilar.
Vamos falar das vitaminas:
- Vitamina A: fundamental para a visão, atua na função imune e está envolvida no crescimento e diferenciação celular. Em geral, ela é obtida por meio de uma alimentação equilibrada e balanceada.
- Vitamina B: o complexo de Vitaminas B, em geral, pode ser conseguido com uma alimentação balanceada — exceto a B6 (Biotina) que é o único B produzido pelo organismo. Em indivíduos saudáveis, não há necessidade de suplementação.
- Vitamina C: a vitamina C é um antioxidante potente que protege contra os danos dos radicais livres.
- Vitamina D: a carência de Vitamina D é relatada em várias doenças auto-imunes e também prevalece na Alopecia Androgenética devido ao seu efeito imunomodulador. No entanto, há controvérsias, sendo necessários estudos adicionais.
- Vitamina E: potente antioxidante que atua em várias deficiências imunológicas associadas à idade.
Vamos falar dos minerais:
- Ferro: está envolvido na perda de cabelos (Eflúvio Telógeno), sendo considerado a deficiência nutricional mais comum no mundo.
- Selênio: oligoelemento essencial para a síntese de mais de 35 proteínas, o selênio está envolvido diretamente com os cabelos que são formados essencialmente por uma proteína chamada de queratina.
- Zinco: muitas pessoas me perguntam se o zinco faz bem para os cabelos. O tão famoso zinco tem como principais fontes alimentares os peixes e as carnes.
- Condomínio do Edifício Island Personal Offices Rua Dalcídio Jurandir, 255 – sala 247 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – Telefone: (21) 98236-0914
- Edifício A5 - Av. das Américas, 17150 Bl. 1 - sala 349 - Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro – RJ. – Telefone : (21) 98236-0914
Notícias relacionadas