Conheça o efeito sanfona

 

 

Todas as mulheres já passaram por isso um dia. Engordar e emagrecer repetidas vezes, esse é o chamado efeito sanfona.  Ele geralmente ocorre após dietas muito restritivas, pois a pessoa não agüenta manter por muito tempo essa alimentação e volta a comer em excesso, voltando de novo ao peso indesejado. 

O efeito sanfona começa a acontecer durante a infância quando comemos muito e desequilibradamente. As células de gordura incham, se dividem e aumentam.Elas não são perdidas quando emagrecemos, elas permanecem no nosso corpo.

 Quando tentamos perder peso, o cérebro interpreta isso como uma ameaça à integridade do nosso organismo e “queima” menos calorias, ou seja, o metabolismo se torna mais lento.

 O efeito sanfona também causa sérios riscos à saúde. Como o enfraquecimento do sistema imunológico, doenças coronarianas, hipertensão, colesterol elevado e outras dislipidemias.

Após um grande volume de oscilações de peso, o organismo acaba criando uma maior resistência para emagrecer e manter o peso desejado se torna cada vez mais difícil.

Para que isso não aconteça siga nossas dicas cuide da sua alimentação.

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta