TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Acontece na Congelados

Conheça o ciclo orgânico

A responsabilidade ambiental é um tema muito forte nos dias de hoje; cada vez mais as empresas se preocupam com o impacto da produção sobre o planeta. Na Congelados da Sônia não é diferente; temos várias ações de responsabilidade ambiental. Tudo é pensado para contribuir para a sustentabilidade da sociedade. Por exemplo, nossas embalagens são feitas de papel cartão e possuem certificação florestal; já nossas sacolas são confeccionadas em plástico oxi-biodegradável. Além dessas ações, participamos também de um projeto super bacana: o ciclo orgânico.

O que é o Ciclo Orgânico?

Criado em 2015, o ciclo orgânico é um negócio social que oferece uma solução fácil e prática para pessoas físicas e empresas do Rio de Janeiro que queiram dar nova vida ao lixo orgânico produzido nas casas ou corporações. Para ser ter uma ideia, estima-se que somente na cidade do Rio de Janeiro são produzidos diariamente cerca de 10 mil toneladas de lixo. Deste montante, apenas 1,5% é reciclado; o resto é descartado em aterros sanitários. Boa parte deste lixo é chamada de orgânico.

O que é lixo orgânico?

De forma simples e direta, lixo orgânico é o resíduo de origem animal e vegetal. Exemplos:
  • Cascas de ovo;
  • Cascas e restos de frutas, verduras e legumes;
  • Chás;
  • Pó de café.

Como funciona?

É aí que o diferencial do ciclo orgânico se destaca. Quem participa do projeto recebe um baldinho para separar o lixo orgânico; isso feito, na data combinada um colaborador do ciclo vai à residência ou empresa e coleta o material para encaminhá-lo para a compostagem.

O que é compostagem?

A compostagem é um processo natural de transformação deste lixo orgânico em adubo para plantas. Para que ele ocorra é necessário uma composteira, onde será feito o armazenamento de todo o resíduo. Nessa composteira, os microorganismos presentes no próprio lixo começam a decompor a matéria e a transformá-la em adubo.

Recompensas para você e para o planeta

Feita a compostagem pelo pessoal do ciclo, ao final do mês os participantes do projeto recebem uma carta informando a efetividade da participação e o impacto total do ciclo orgânico. Você também pode escolher se deseja receber o adubo gerado a partir do lixo ou uma muda de planta, além de poder doar o fertilizante para um produtor de alimentos orgânicos. Além dos benefícios próprios, fazer a compostagem é um ato de proteção ao planeta. Desta forma, você contribui para a redução do mau cheiro nos aterros, para a diminuição dos efeitos dos gases estufa e facilita o trabalho de reciclagem de outros materiais, como vidro e plástico. Gostou da reciclagem do lixo orgânico? Saiba mais sobre o ciclo orgânico no vídeo abaixo e procure na sua cidade ações similares, para que você também possa reaproveitar resíduos orgânicos e transformá-los em fonte de vida para novos alimentos. Se preferir, você também pode construir uma composteira e fazer a sua própria compostagem.
compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Uma explosão de cores e sabores te aguarda na primavera da Congelados da Sônia I!

A primavera remete renovação e as mais variadas cores e, assim como a estação, a Congelados da Sônia também s

Leia mais

Uma explosão de cores e sabores te aguarda na primavera da Congelados da Sônia II!

A primavera remete renovação e as mais variadas cores e, assim como a estação, a Congelados da Sônia também s

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00