Conheça a gastronomia molecular!

Já ouviu falar da gastronomia que combina os alimentos com a ciência? Essa é a cozinha molecular, uma das tendências atuais que vem ganhando adeptos ao redor do mundo e que exige criatividade dos seus apreciadores. Esta nova tendência da gastronomia combina ciência e alimentos para proporcionar diferentes sabores e sensações.

Podemos dizer que a gastronomia molecular levou para as cozinhas os processos que anteriormente limitavam-se ao ambiente dos laboratórios, isso significa que não é das tarefas mais difíceis encontrar chefs com equipamentos e fórmulas inusitadas, tal como cientistas, para transformar um prato tradicional em algo surpreendente.

Um dos grandes nomes da Cozinha Molecular é o espanhol Ferran Adriá, do renomado restaurante El Bulli. Considerado um dos mais importantes chefs da cozinha contemporânea, Adriá promove uma verdadeira desconstrução dos padrões da culinária tradicional e, a partir dos seus pratos, uma verdadeira mistura de sensações.

Na culinária molecular os processos de cozimento, fritura e até mesmo o congelamento, levam a alterações no estado do alimento. Entretanto, a cozinha molecular tem fascinado profissionais da área por revolucionar texturas, formas e temperaturas dos pratos e ingredientes tradicionais.

Uma lição que a culinária molecular nos deixa é a possibilidade de fugir da mesmice na cozinha. É muito importante que sempre estejamos buscando novos sabores e aproveitando os benefícios de uma alimentação variada, rica em ingredientes diferentes e, claro, nutrientes diversos. Recomendamos que todos façam uma reflexão sobre a sua dieta e descubra alguns ingredientes novos para experimentar.

Que tal ir á feira? Visitar, por exemplo, diferentes barracas de frutas, hortaliças, ervas e peixes, aproveitando essa experiência para conhecer alimentos diferentes do que você costuma consumir. Você pode descobrir novos sabores, aromas e texturas surpreendentes, sem, necessariamente, transformar a sua cozinha em um laboratório ou coisa parecida.

Postagens Relacionadas

Uma resposta

  1. Iara
    | Responder

    Vcs estão com alimentos com essa proposta ?
    Como fazer os alimentos com o pensar: gastronomia molecular ?
    Existem alimentos mais indicados ?

    Fiquei cheia de dúvidas e interesse sobre a novidade

Deixe uma resposta