TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Alimentação

Confira os benefícios da ingestão de alimentos integrais!

Os alimentos integrais possuem muitas vitaminas do complexo B, minerais e fibras quando comparado aos processados, polidos e refinados. Com o advento da industrialização e profissionalização, fomos alterando nossos hábitos alimentares e consumindo cada vez mais alimentos refinados e processados, sendo esta uma das causas do aumento de tantas patologias acometendo o trato gastrointestinal e consequentemente a imunidade.

Ao deixar de consumir as cascas das frutas, a casca dos vegetais, ao consumir arroz polido, ao preferir sucos a frutas e ao escolher fast foods, vamos ingerindo poucos alimentos integrais e consequentemente menos fibras.

Leia também: Primeiros passos para uma vida saudável

Os componentes das fibras agem ao longo do intestino, exercendo efeitos fisiológicos importantes sobre o metabolismo de glicose, lipídios e sobre a biodisponibilidade de certos minerais. Protege o organismo contra constipação, diverticulite, hemorroidas, câncer de colón, entre outros; além de possuir a ação no combate da obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, bem como na composição da microbiota intestinal e na integridade funcional do trato gastrointestinal.

Os alimentos integrais fazem parte de uma dieta balanceada e saudável

Na prevenção do diabetes os alimentos integrais e as fibras são importantes para evitar picos de glicemia e resistências insulínicas. Na prevenção de doenças cardiovasculares para evitar o acúmulo de gorduras nas artérias. Na prevenção do câncer, principalmente os de intestinos, contribui para fortalecer as benéficas bactérias gran positivas de nossa flora intestinal, melhorando a absorção de nutrientes e diminuindo a hiperpermeabilidade intestinal nas paredes intestinais (tight junctions), afim de evitar a absorção dos macrófagos.  

O butirato é um ácido graxo de cadeia curta (AGCC) que pode diminuir a chance de canceres e auxiliar no tratamento, quando já instalado. É produzido por bactérias localizadas no cólon (do nosso intestino), por meio da fermentação de fibras advinda de alimentos integrais, exemplos: amido resistente, fibras dietéticas, goma guar, goma xantana, beta glucana de levedura e polissacarídeos pouco digeríveis. São encontrados na maioria dos alimentos integrais, verduras, cascas de frutas e de legumes, cereais, leguminosas, flocos de quinua, aveia, flocos de amaranto, farinha de coco, farinha de chia, farinha de linhaça, entre outras.

Invista em uma alimentação saudável, equilibrada e saborosa e colha os benefícios!

Leia também: Plantar Temperos evita Destemperos

Referência bibliográfica: Compostos Bioativos dos Alimentos – Daniela Seixas.

Nutricionista Rosália Kehdi - CRN: 9100886-4

Nutricionista Funcional e Fitoterapeuta
Graduada na Puc-Campinas-2003
Pós Graduada em Nutrição Funcional pela VP Consultoria - 2014.
Pós Graduada em Fitoterapia pela VP Consultoria - 2016
Pós Graduada em Gestão de Meio Ambiente pela COPPE/UFRJ-2010
compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Esclarecimento sobre o uso de glutamato monossódico em nossas refeições

 Receber o feedback de quem compra um produto, ou utiliza um serviço, é muito importante para o crescimento e consolidaç&ati

Leia mais

Prato equilibrado: o que é, quais nutrientes não podem faltar e como montar o seu

Aceitei o desafio de escrever esta matéria especial para o blog da Congelados da Sônia, falando sobre como montar um prato equilibrado.

Leia mais

Conheça o queijo de cabra!

Alimento antigo, usado e consumido desde a época dos Faraós, o leite de cabra tem características nutricionais muito peculiares.

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00