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Alimentação

Como se alimentar de forma saudável durante o isolamento social?

Mudar a alimentação não é uma tarefa fácil, ainda mais em condições de isolamento. Em diversas situações, no nosso dia a dia, caímos na cilada da própria mente. O mesmo acontece durante o isolamento.

É comum pensar que determinados alimentos podem trazer conforto e a sensação de bem-estar, e, então, dizemos para nós mesmos: “só neste momento”, “só hoje”, “só no isolamento”. Ocorre que o isolamento já dura quase dois meses, e não há previsão para terminar.

De fato, alguns alimentos nos proporcionam uma sensação boa, só que por um curto período de tempo, seguido do sentimento de culpa.

É bom lembrar que com as repetições, vêm, também, os quilinhos indesejáveis, e com isso, vamos deixando de lado nossos bons hábitos alimentares. É bom não esquecer que os hábitos são criados e se instalam por repetição.

Mas, é possível adquirir e manter novos hábitos alimentares mesmo quando estamos em quarentena.

Abaixo, seguem algumas dicas para você, que está em quarentena, com dificuldade de se alimentar de forma saudável:

1. Comprometa-se
É preciso estar 100% empenhado na mudança e saber que ela só depende de você. O isolamento até facilita, porque não há as influências sociais (finais de semana, festas e viagens).

2. Registre tudo que você ingere, numa espécie de diário alimentar (comida e bebida).
Faça isso nas refeições principais e entre elas . Esse registro ajuda você a adquirir consciência de suas escolhas e do que pode ser trocado ou reduzido. Sempre utilizo essa ferramenta nas consultas. E agora, nas consultas online, esse procedimento tem ajudado mais ainda no controle da ansiedade durante o isolamento.

3. Evite os industrializados.
Os produtos industrializados como barras de cereais, macarrão instantâneo, molhos prontos, enlatados, biscoitos recheados, frios, embutidos, entre outros, são ricos em calorias vazias, além de sódio e conservantes. Prefira sempre os alimentos naturais e frescos, que são ricos em vitaminas e minerais e que ainda podem ajudar na sua imunidade. Evite bebidas alcoólicas, que também contribuem para diminuir a imunidade.

4. Fracione as refeições.
Faça os lanches intermediários nos intervalos das refeições (café da manhã, almoço e jantar). Isso ajuda no controle do apetite, diminuindo a fome e reduzindo a “vontade de comer”, conhecida como a fome emocional, comum na ansiedade durante o isolamento.

5. Prepare as refeições.
Assim, você consegue controlar a quantidade de sal e gorduras usadas no preparo dos pratos, melhorando a qualidade da sua alimentação.

6. Organize.
As refeições congeladas podem ser uma opção de refeições saudáveis, seguras e práticas durante a quarentena, sobretudo para as pessoas que não têm tempo para se dedicar à cozinha, como as que trabalham em home office. Também é uma opção para quem acha que não sabe cozinhar. É, também, uma forma de manter o cardápio da semana ou de mais dias já planejado e organizado, com pratos prontos para o consumo.

Essas e outras dicas tenho utilizado durante os atendimentos online, o que tem dado muito certo! Espero que goste. E lembre-se, é possível cuidar da alimentação, da saúde e ainda emagrecer durante o isolamento, principalmente, com a orientação e supervisão de um(a) profissional habilitado(a), o(a) Nutricionista. Não espere passar o isolamento para cuidar de você, não sabemos ainda quanto tempo vai durar. Sua saúde precisa, mais do que nunca, de atenção hoje.

Texto elaborado por: Karine Coelho Herd - Nutricionista CRN 04100336 Contatos:(021) 2296-9493/ 99133-6016 - Atendimentos Online
-Graduada pela Universidade Santa Ursula
-Pós graduada em Qualidade e Segurança Alimentar pela Universidade Gama filho
-Pós Graduada em Nutricao Ortomolecular,Biofuncional e Fitoterapia pela Faculdade Redentor

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