Como reduzir a hipertensão com ajuda do potássio

Muitos pensam que o único método eficaz para acabar com a hipertensão é tomar remédios controlados e eliminar completamente o sódio da alimentação. Mas, como tudo na vida, é necessário equilíbrio. Não se pode cortar completamente o consumo de sódio, pois esse mineral é essencial para manter funções vitais no organismo humano.

Estudos indicam que a baixa ingestão de sódio diminui a sensibilidade à insulina, que dentro do corpo é utilizada para diversas funções, tais como:

  • regulação do volume plasmático;

  • condução dos impulsos nervosos;

  • contração muscular.

reduzir a hipertensão

Só tem sódio no sal de cozinha?

A fonte primária de sódio — popularmente conhecida — é o sal de cozinha, porém, ele está presente em pequenas quantidades em quase todos os alimentos, até mesmo nos mais saudáveis, como os legumes, por exemplo, a cada 100 gramas de pimentão 2mg são de sódio. No entanto, deve-se evitar o abuso.

Brasileiros estão entre os campeões mundiais no consumo diário de sódio

Com uma média de consumo de aproximadamente 12 mg, sendo o limite diário permitido de 5 mg, os brasileiros estão entre os povos que mais consomem sal. Como consequência deste abuso, todos os dias ocorrem novos casos de diversas doenças em nosso país, sendo a mais conhecida a hipertensão. Um mal que acomete pelo menos 25% dos brasileiros, caracterizado por um aperto nos vasos sanguíneos, causado pelo acúmulo de líquidos nas paredes.

Como reduzir o sódio?

O corpo humano precisa de água e pelo menos três dias para limpar o excesso de sódio, para cada 200 mg de sal, é necessário ingerir um litro de água. Na maioria das vezes, as pessoas não consomem água corretamente, e acabam acumulando sódio no organismo, que passa a depositar mais líquido dentro dos vasos, gerando uma hiper pressão no local. Mais sábia do que nós, a natureza procura sempre equilibrar as coisas, e têm o potássio, um elemento que atua de forma oposta, ou seja, reduzindo essa pressão dentro dos vasos, conheça seus diversos papéis dentro do corpo humano:

  • Transporta eletricidade;

  • Controla a atividade elétrica do coração;

  • Equilibra o ácido base do corpo;

  • Auxilia na digestão;

  • Constrói o esqueleto;

  • Regula o equilíbrio de fluidos no organismo;

  • Ajuda à conduzir os impulsos nervosos;

  • Previne o inchaço das células.

Dosagens ideias de potássio ao longo da vida

Essencial em todas as fases da vida, iniciando pela gestação, o consumo de potássio deve continuar através da amamentação, — e por falar em lactantes, mulheres que estejam amamentando devem consumir 5,1 g — , o consumo diário para bebês até os seis meses deve ser de 0,4 g, com o tempo, a dosagem indicada aumenta, a partir de 19 anos, por exemplo, passa para 4,7 g.

O potássio ajuda a reduzir a hipertensão independente da quantidade de sódio consumida. Mas, é claro, que para ter uma boa saúde você deve se manter nas doses ideais de sódio, beber água o suficiente e consumir potássio regularmente para alcançar resultados ótimos. Aqui vale uma observação, pacientes renais devem consultar seu médico/nutricionista antes de usar alimentos ricos em potássio e sal light. Eles podem atrapalhar o tratamento.

Agora conheça os cinco alimentos ricos em potássio para te auxiliar nessa jornada:

 

Alimentos

Medida

Potássio

Suco de laranja

200ml

484 mg

Banana

Uma unidade

467 mg

Molho de tomate

Meia xícara

454 mg

Mamão papaia

Uma xícara

360 mg

Cenoura

Uma unidade

232 mg

Como consumir corretamente

Porém, há ressalvas para o consumo adequado desse mineral, que é bem sensível ao calor. Dê preferência para pratos prensados a frio, uma boa opção salgada seria o Molho de Tomate Basílico ideal para almoços e jantares. O menu da Congelados da Sônia conta com um cardápio que contém diversas opções ricas em potássio, são várias versões de sucos naturais, todos feitos à base de água de coco, e disponíveis para você a qualquer hora e lugar.

Postagens Relacionadas

2 Respostas

  1. Maria Barros
    | Responder

    Excelente dica! Obrigada!

    • Congelados da Sônia
      | Responder

      De nada Maria! 🙂

Deixe uma resposta