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Como reduzir a constipação intestinal

As definições de constipação intestinal são bastante subjetivas.

Com base na frequência de evacuações estabelecida para o mundo Ocidental, considera-se típica de constipação a passagem de menos de três evacuações semanais.

Entretanto, não se deve definir constipação intestinal sem levar em conta a percepção do paciente.

As recomendações nutricionais para pacientes com constipação intestinal incluem:

  • Aumentar a ingestão de líquidos como: água, chás, água de coco e sucos;
  • Dar preferência a líquidos gelados que normalmente estimulam o peristaltismo intestinal;
  • Aumentar o consumo de pães integrais, de cereais integrais e farinhas de grãos integrais;
  • Evitar frutas com propriedades constipantes, como goiaba, banana, caju, maçã e limão. Optar por frutas com propriedades laxantes como mamão, ameixa, laranja, uva, manga, morango e abacate;
  • Incluir na alimentação hortaliças e vegetais crus;
  • Evitar o consumo de preparações que levem creme de arroz. Sempre que possível adicionar cereais integrais, aveia, farinha de linhaça, farelo de trigo, granola, gérmen de trigo, mel e ameixa-preta ao leite, vitaminas, iogurtes, coalhadas e frutas.
  • Evitar o consumo de batata-inglesa macarrão, pão branco, arroz branco, biscoitos dos tipos cream cracker, maisena ou água-e-sal. É necessário consumi-los, quando possível, na versão integral.
  • Ingerir alimentos com lactobacillus vivos: iogurtes, leites fermentados;
  • Introduzir como rotina a prática de exercícios físicos.

nutricionista Neiva

Neiva Marcolino
Nutricionista Clinica Comportamental CRN 84100164
Contato: (21) 96950-9083
Instagram: @Neiva.nutri | Facebook: Neiva Nutri
Site: www.neivanutri.com.br

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