logoblog

Como melhorar a digestão com alimentação

A digestão faz parte de um conjunto de funções do organismo que mantém a saúde equilibrada.

Isso porque o aparelho digestivo quando está sem sobrecarga, facilita o trabalho das enzimas do estômago para o processamento dos alimentos.

Quando o assunto é alimentação, comer com os olhos é um hábito que, às vezes, pode prejudicar a digestão quando incentiva o consumo de pratos que tenham mais comida do que o corpo precisa, alimentos muito gordurosos e excesso de temperos.

E é por isso que o fracionamento da alimentação é recomendado.

Comer em quantidades menores e mais vezes ao dia, fazer 5 ou 6 refeições diárias é o mais recomendado, além de comer devagar e mastigar bem os alimentos antes de engolir, facilitando o trabalho do estômago.

Lembre-se que cada refeição deve durar cerca de vinte minutos.

Alimentação noturna

O cuidado com a alimentação noturna é outro ponto fundamental para se prestar atenção.

O intervalo entre comer e o momento de deitar-se deve ser suficiente para que a digestão aconteça.

Mas não somente na alimentação noturna, a identificação dos alimentos que causam desconforto digestivo depende de uma observação atenta.

É necessário fazer uma correlação entre a sua ingestão e os sintomas e excluir temporariamente os alimentos com suspeita de má digestão é uma alternativa para observar se os sintomas desaparecem e, só assim, excluí-los definitivamente da dieta.

Dicas para melhorar a digestão

1. Mastigue bem, devagar e não fale enquanto se alimenta

Uma mastigação incompleta e a conversa durante a refeição podem causar a deglutição prematura.

Nosso sistema digestivo não foi projetado para digerir alimentos mal triturados. Por isso, surge a sensação de peso e indigestão.

A mastigação lenta permite que o mecanismo cerebral encarregado de sinalizar a saciedade ou enchimento do estômago tenha mais tempo para agir, informando a hora certa de parar de comer.

2. Equilibre sua alimentação

A falta de tempo é, muitas vezes, a desculpa para não se alimentar corretamente. Porém, mesmo com uma rotina corrida, é possível manter uma alimentação balanceada.

Procure incluir mais alimentos crus no seu prato também.

Os alimentos crus como frutas, legumes, verduras e ervas contém as enzimas necessárias para sua digestão, o que poupa energia do organismo.

3. Hidrate-se

Manter-se hidratado é importantíssimo para o bom funcionamento do organismo como um todo, inclusive para uma boa digestão. Além de apresentar bons resultados para a pele e os cabelos, a hidratação ajuda a reduzir o inchaço corporal.

Mas, durante as refeições, é bom evitar a ingestão excessiva de bebidas, pois esse comportamento pode dificultar a digestão e causar desconforto. Beba meia hora antes ou 1 hora depois de comer, mas evite tomar líquidos durante a alimentação.

4. Prepare a sua comida e capriche nos temperos

Alguns condimentos são indicados para acelerar a digestão, como gengibre, coentro, cominho, açafrão da terra e ghee.

Os alimentos recomendados são aqueles que nós conseguimos imaginar crescendo na natureza, na mesma região e estação do ano. Em outras palavras: comida “de verdade”, fresca e, de preferência, orgânica.

5. Respeite seu organismo

Evite comer quando se sentir saciado. Muitas vezes a má digestão se dá pelo excesso de alimento no trato intestinal. Conheça seu corpo e suas necessidades, e saiba o que você está ingerindo.
Ao saber quais são os valores nutritivos dos alimentos, você pode dosar suas porções e evitar qualquer mal-estar digestivo.

6. Faça exercícios físicos regularmente

O exercício físico regular é um dos melhores ingredientes para reforçar o processo digestivo e todas as atividades contam.

Suba pelas escadas ou faça caminhadas curtas antes e depois das refeições, já que para seu sistema digestivo não importa o modo, o importante é que você se mexa!

 

Larissa Reis Coelho Amaro

Larissa Reis Coelho Amaro
Nutricionista Clínica
Atendimento em consultório e online
Formada em Modulação Intestinal
@nutri.larissaamaro

 

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta