Como melhorar a digestão com alimentação
Categorias:

12 junho, 2023

Como melhorar a digestão com alimentação

A digestão faz parte de um conjunto de funções do organismo que mantém a saúde equilibrada. Isso porque o aparelho digestivo quando está sem sobrecarga, facilita o trabalho das enzimas do estômago para o processamento dos alimentos. Quando o assunto é alimentação, comer com os olhos é um hábito que, às vezes, pode prejudicar a digestão quando incentiva o consumo de pratos que tenham mais comida do que o corpo precisa, alimentos muito gordurosos e excesso de temperos. E é por isso que o fracionamento da alimentação é recomendado. Comer em quantidades menores e mais vezes ao dia, fazer 5 ou 6 refeições diárias é o mais recomendado, além de comer devagar e mastigar bem os alimentos antes de engolir, facilitando o trabalho do estômago. Lembre-se que cada refeição deve durar cerca de vinte minutos.

Alimentação noturna

O cuidado com a alimentação noturna é outro ponto fundamental para se prestar atenção. O intervalo entre comer e o momento de deitar-se deve ser suficiente para que a digestão aconteça. Mas não somente na alimentação noturna, a identificação dos alimentos que causam desconforto digestivo depende de uma observação atenta. É necessário fazer uma correlação entre a sua ingestão e os sintomas e excluir temporariamente os alimentos com suspeita de má digestão é uma alternativa para observar se os sintomas desaparecem e, só assim, excluí-los definitivamente da dieta. Dicas para melhorar a digestão

1. Mastigue bem, devagar e não fale enquanto se alimenta

Uma mastigação incompleta e a conversa durante a refeição podem causar a deglutição prematura. Nosso sistema digestivo não foi projetado para digerir alimentos mal triturados. Por isso, surge a sensação de peso e indigestão. A mastigação lenta permite que o mecanismo cerebral encarregado de sinalizar a saciedade ou enchimento do estômago tenha mais tempo para agir, informando a hora certa de parar de comer.

2. Equilibre sua alimentação

A falta de tempo é, muitas vezes, a desculpa para não se alimentar corretamente. Porém, mesmo com uma rotina corrida, é possível manter uma alimentação balanceada. Procure incluir mais alimentos crus no seu prato também. Os alimentos crus como frutas, legumes, verduras e ervas contém as enzimas necessárias para sua digestão, o que poupa energia do organismo.

3. Hidrate-se

Manter-se hidratado é importantíssimo para o bom funcionamento do organismo como um todo, inclusive para uma boa digestão. Além de apresentar bons resultados para a pele e os cabelos, a hidratação ajuda a reduzir o inchaço corporal. Mas, durante as refeições, é bom evitar a ingestão excessiva de bebidas, pois esse comportamento pode dificultar a digestão e causar desconforto. Beba meia hora antes ou 1 hora depois de comer, mas evite tomar líquidos durante a alimentação.

4. Prepare a sua comida e capriche nos temperos

Alguns condimentos são indicados para acelerar a digestão, como gengibre, coentro, cominho, açafrão da terra e ghee. Os alimentos recomendados são aqueles que nós conseguimos imaginar crescendo na natureza, na mesma região e estação do ano. Em outras palavras: comida “de verdade”, fresca e, de preferência, orgânica.

5. Respeite seu organismo

Evite comer quando se sentir saciado. Muitas vezes a má digestão se dá pelo excesso de alimento no trato intestinal. Conheça seu corpo e suas necessidades, e saiba o que você está ingerindo. Ao saber quais são os valores nutritivos dos alimentos, você pode dosar suas porções e evitar qualquer mal-estar digestivo.

6. Faça exercícios físicos regularmente

O exercício físico regular é um dos melhores ingredientes para reforçar o processo digestivo e todas as atividades contam. Suba pelas escadas ou faça caminhadas curtas antes e depois das refeições, já que para seu sistema digestivo não importa o modo, o importante é que você se mexa!   Larissa Reis Coelho Amaro Larissa Reis Coelho Amaro Nutricionista Clínica Atendimento em consultório e online Formada em Modulação Intestinal @nutri.larissaamaro