Como manter o foco na dieta?

Manter o foco na dieta o tempo todo é uma tarefa árdua. Muitas vezes, mantemos esse foco no início do tratamento e conforme o tempo vai passando, velhos hábitos começam a fazer parte do nosso cotidiano, nos desvirtuando do nosso objetivo.

Quebrar esses velhos hábitos e conciliar uma rotina de exercícios com a dieta não é tão simples quanto parece, já que é preciso motivação, disciplina e um plano de ação.

Mudar o comportamento é fundamental para se manter na linha e muito importante em qualquer processo de emagrecimento ou ganho de peso, para aqueles que necessitam recuperar seu peso corporal.

Mas seja qual for o seu objetivo, você provavelmente já deve ter cometido alguns deslizes e conhece bem os obstáculos que devem ser enfrentados para alcançar os resultados que deseja.

Pensando nisso, separamos dez dicas da nutri para ajudar a manter o foco na dieta:

1. Não pule refeições. Ficar horas em jejum fará com que você consuma maiores quantidades de comida quando se sentar para se alimentar;

2. Planeje suas refeições antecipadamente. Assim, você diminuirá as chances de pedir comida fora e evitará o consumo de alimentos mais calóricos;

3. Varie os alimentos consumidos para não cair na rotina e procure formas de preparos diferentes para o mesmo alimento (ex: macarrão de abobrinha, abobrinha recheada de carne moída, abobrinha grelhada, assada ou refogada, etc);

4. Monte seus pratos de forma estratégica e busque inserir todos os grupos alimentares para que seu prato fique colorido e com fontes adequadas de fibras, vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos e gorduras;

5. Não deixe o prazer de comer de lado e permita-se pequenos agrados (ex: chocolate 60% cacau). Mas sempre se pergunte: “preciso mesmo comer esse doce agora?”;

6. Não deixe de treinar mesmo nos dias em que não tiver tempo. Faça, pelo menos, 20 minutos de atividade física, mas não saia da rotina de exercícios;

7. Acrescente proteínas em cada refeição. Este nutriente é importante para dar saciedade, além de ser uma excelente fonte de energia, vitaminas e minerais;

8. Procure outras atividades que não estejam relacionadas diretamente à comida. Assim, mudará o seu foco no alimento e conseguirá manter as refeições nos horários corretos;

9. Descanse bem. O sono é fundamental para a reparação celular e diversos eventos biológicos, inclusive manutenção do peso corporal;

10. Hidrate-se corretamente. Muitas vezes, o nosso corpo quando está desidratado sinaliza através da sensação de fome, quando, na verdade, estamos com sede. Por isso, é importante beber água regularmente.

Você perceberá que essas dicas se aplicam tanto aos dias de semana quanto aos finais de semana, quando muitas vezes relaxamos e ficamos mais descontraídos.

Por isso, não seja tão restritivo durante a semana. Dessa forma, você não se sentirá privado dos alimentos que gosta e não precisará “compensar” no fim de semana. O objetivo é a constância nos hábitos saudáveis.

E lembre-se de procurar o seu nutricionista para elaborar um plano alimentar do seu jeitinho, e assim obter melhores resultados e manter sempre o foco.

Dra. Fernanda Mattos – @fernandamattosnut
Mestrado em Clínica Médica pela UFRJ;
Doutorado em Ciências Nutricionais;
Pós-doutoranda na linha de pesquisa em Bioquímica Nutricional pela UFRJ;
Nutricionista do Programa de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ.

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